quinta-feira, junho 20, 2024
Judiciário

Ministros do STF fizeram 22 viagens internacionais no último ano

Portugal, França, Suíça e Alemanha são alguns dos destinos internacionais das 22 viagens que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) fizeram entre junho de 2023 e maio de 2024. Argentina, Cabo Verde e Emirados Árabes também aparecem na lista, mas a Europa é o destino mais recorrente dos magistrados.

O levantamento, feito pelo jornal Estadão, aponta que os ministros participaram de fóruns, seminários acadêmicos e visitas institucionais lideradas pelo presidente da corte, Luís Roberto Barroso.

Quase a metade dos eventos, nove, foi patrocinada por instituições privadas. O “Fórum Jurídico: Brasil de Ideias”, realizado no último mês, em Londres (Inglaterra), foi bancado pela British American Tobacco Brasil. Empresa que tem ao menos dois processos no STF. Uma ação é relatada pelo ministro Dias Toffoli, que participou do evento.

Em nota, o STF nega que haja conflito de interesse na participação de ministros em eventos privados bancados por instituições com ações na corte. Diz que os magistrados conversam com vários segmentos da sociedade e vê com naturalidade que os organizadores paguem as despesas dos ministros.

Fonte: Diário do Poder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *