domingo, junho 16, 2024
Judiciário

Zanin e Dino votam alinhados a Moraes, Mendes e Toffoli

Os dois mais novos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin e Flávio Dino, ambos indicados pelo presidente Lula (PT), têm dado votos alinhados ao grupo de ministros que possuem boa relação com o Palácio do Planalto: Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli.

O jornal O Globo fez um levantamento com mais de 6 mil julgamentos realizados tanto no plenário físico, quanto virtual, entre agosto de 2023 e abril de 2024 para comparar as decisões dos recém-chegados.

Comparados com os demais ministros, Zanin e Dino estão 73% alinhados com Gilmar, Moraes e Toffoli. A média dos demais é de 66%, o que representa que, a cada quatro julgamentos, três recebem decisões semelhantes a um dos três ministros do grupo.

Outra informação do levantamento feito pela publicação é que, quando os cinco ministros votaram, em metade dos casos eles ficaram do mesmo lado.

Um dos exemplos de julgamentos nos quais Zanin e Dino votaram alinhados ao grupo foram os julgamentos dos manifestantes do 8 de janeiro de 2023. Enquanto os indicados por Lula concordaram com as condenações, Nunes Marques e André Mendonça, indicados por Jair Bolsonaro (PL), votaram de forma divergente.

Com informações do Pleno News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *