domingo, junho 23, 2024
LegislativoPolítica Local

Dr. George Lins entrega Medalha Ruy Araújo à diretora-presidente da Fapeam, Marcia Perales

Cientista social de alto gabarito, pesquisadora e escritora, a atual diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Marcia Perales, recebeu, na última sexta-feira (26/04), a Medalha Ruy Araújo, a mais alta comenda do Poder Legislativo estadual. A propositura é de autoria do deputado Dr. George Lins (União Brasil).

Conforme o autor da propositura, Dra. Marcia é uma figura proeminente no meio acadêmico do Amazonas, condição que lhe fez reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) no período de 2009 a 2017. “Marcia tem sido peça de alto valor nos esforços oficiais em favor da formação de recursos humanos de especial qualificação, extremamente necessários para o desenvolvimento do estado”, destacou o parlamentar.

Emocionada, Dra. Marcia Perales ressaltou sua trajetória de vida, enfatizando a contribuição de todas as pessoas que estiveram ao seu lado ao longo dos anos dedicados ao ensino, pesquisa e extensão no Amazonas.

“Eu estou muito feliz, muito agradecida. Estou orgulhosa, sem soberba, porque, na verdade, esse prêmio não é individual, ele é um prêmio coletivo, porque sozinha ninguém galga, ninguém avança, e eu tive encontros na minha vida que foram muito importantes, que me ajudaram, que me acolheram, que acreditaram em mim, todas essas pessoas, eu tenho certeza, elas recebem junto comigo esse prêmio hoje”, disse a homenageada.

Popularização da Ciência
Dr. George Lins também ressaltou a dedicação de Marcia Perales em promover a popularização da ciência em nosso Estado, permitindo ao povo o conhecimento dos mecanismos adequados para a perfeita compreensão de programas da magnitude, por exemplo, do chamado Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Dra. Marcia não se destaca só no âmbito acadêmico. Sua atuação transcende os muros da Universidade, estendendo-se à esfera pública e política. Como diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), ela tem liderado iniciativas que visam promover a popularização da ciência, tecnologia e inovação em nosso Estado”, finalizou o parlamentar.

Currículo
Marcia Perales Mendes Silva é amazonense e ingressou como docente na Ufam em 1986. É especialista em Fundamentos da Educação (1998) pela Ufam, mestra e doutora em Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), além de pós-doutora em Políticas Sociais pela Universidade de Brasília (UnB).

Marcia é professora titular da Ufam, onde atua no ensino de Programas de Pós-graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia (Mestrado) e no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (Mestrado e Doutorado). A professora também é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Contemporâneas sobre Processos de Trabalho e Serviço Social na Amazônia (GETRA).

Sua produção científica pode ser destacada em livros como O Assistente Social e as Mudanças no Mundo do Trabalho (2005); Expressões do Mundo do Trabalho Contemporâneo: um olhar para os trabalhadores do Parque Industrial de Manaus (2010); Serviço Social: da formação acadêmica ao exercício profissional (2015); e Política de Segurança no Trânsito em Manaus (2017).

À frente da Fapeam, Marcia Perales, colocou, em 2023, o Amazonas em primeiro lugar no ranking dos estados que mais investem na formação de mestres e doutores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *