sábado, junho 22, 2024
LegislativoPolítica Local

Sessão Especial do Dr. George Lins na Aleam Celebra Dia Estadual do Espiritismo

Na sessão especial da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), realizada nesta quinta-feira (18/04), para celebrar o Dia Estadual do Espiritismo, o deputado Dr. George Lins (União Brasil) ressaltou os valores de justiça, amor e caridade presentes na doutrina espírita.

O evento, solicitado por Dr. George e realizado conforme proposta aprovada pela Aleam em 16 de dezembro de 2021, de autoria do ex-deputado Belarmino Lins, foi uma celebração da data de lançamento do Livro dos Espíritos, em 18 de abril de 1857, que marca também o Dia Nacional do Espiritismo.

Em seu discurso, Dr. George destacou passagens do Evangelho Segundo o Espiritismo, salientando a importância de o homem questionar sua própria consciência sobre as ações praticadas, assim como dignificar a responsabilidade de ser íntegro em meio às adversidades.

“O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e caridade em sua maior pureza. Estuda suas próprias imperfeições e trabalha incessantemente para combatê-las. O homem de bem é bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças ou crenças, porque em todos os homens vê irmãos seus. Em todas as circunstâncias, o homem de bem toma por guia a caridade”, afirmou o parlamentar, citando o Evangelho.

Gláucia Galvão Monteiro

Dr. George compartilhou uma experiência pessoal relacionada ao Espiritismo, mencionando sua avó, Gláucia Galvão Monteiro, e a introdução do Espiritismo em sua família na década de 1940. “Minha avó, Gláucia Galvão Monteiro, nasceu na pequena cidade de Afogados da Ingazeira, às margens do Rio Pajeú, no interior de Pernambuco. Em 1945, na adolescência, ela recebeu uma psicografia discriminando o paradeiro de seu pai nas terras amazônicas, e a partir daí firmou-se a pedra fundadora do Espiritismo em nossa família”.

Nos anos 60, de acordo com Dr. George, na Federação Espírita Amazonense havia um grupo de mães espíritas que oferecia assistência às gestantes e mulheres e crianças mais vulneráveis. “Na época, a FEA era presidida por Alfredo Trigueiro. Nos anos 70, entretanto, a atividade daquelas senhoras necessitava de uma estrutura mais apropriada, e foi assim que se materializou, no Conjunto Residencial Campos Elísios, a União das Mães Espíritas Marília Barbosa”.

Acerca da atuação do Espiritismo no Brasil, o deputado destacou o trabalho benfeitor de Bezerra de Menezes e obras psicografadas por médiuns como Eurípedes Barsanulfo, Chico Xavier, Divaldo Pereira Franco e Raul Teixeira, entre outros.

“Pontos de luz”

O deputado também ressaltou o trabalho efetuado por instituições espíritas como a União das Mães Espíritas Marília Barbosa, que atua no cuidado de crianças e no apoio aos mais vulneráveis. “As casas espíritas são pontos de luz que disseminam os ensinamentos do Cristo, promovem a reforma íntima e oferecem amparo espiritual e material aos necessitados”, assinalou.

Na sessão, o deputado entregou placas de homenagem à Federação Espírita Amazonense (FEA), representada por seu presidente, Thiago Aguiar, e ao Centro Espírita Caridade e Resignação, por meio de seu presidente, Fernando Costa Muniz. O Centro foi a primeira casa espírita de que se tem notícia no Amazonas.

Da tribuna da Aleam, o presidente da FEA, Thiago Aguiar, manifestou gratidão pelas comemorações alusivas ao Dia Estadual do Espiritismo e sua fé em dias melhores para a humanidade terrena. “O Espiritismo realça o modelo que guia a todos nós, humanos, que é o modelo ensinado por Jesus Cristo. Que nossas famílias e as futuras gerações possam viver a mensagem de luz e de amor divulgada pelo Espiritismo”.

Além do ex-deputado Belarmino Lins e sua família, prestigiaram a sessão o deputado estadual Sinésio Campos (PT); o secretário da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, representando o governador Wilson Lima; o presidente da FEA, Thiago Aguiar; o presidente do Centro Espírita Caridade e Resignação, Fernando Costa Muniz; o defensor público Antonio Cavalcante Junior (DPE-AM); a Dra. Evelyn Freire (Ministério Público de Contas); o secretário de Gestão Sílvio Romano (SES-AM), juntamente com outras autoridades e representantes de entidades divulgadoras do Espiritismo no Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *