sábado, junho 22, 2024
Notícias

Academia Stem/UEA segue com inscrições abertas para Asad 2024

Estão abertas as inscrições gratuitas do maior evento de inovação para jovens pensadores do Ensino Médio da rede pública e privada do Amazonas. As inscrições seguem até o dia 15 de março de 2024 por meio do link: https://stem.uea.edu.br/asad-2024/. O Amazon Stem Adventures (Asad) é realizado em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e acontecerá nos dias 4 e 5 de abril de 2024, das 8h às 17h na sede do Stem Lab, localizado na Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA).

Com o objetivo de promover a troca de conhecimentos por meio de trabalho em equipe, da colaboração e da integração entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais multidisciplinares, o evento irá disponibilizar um espaço para que as equipes participantes realizem reuniões e implementem suas ideias. O local será equipado com acesso à internet, lousa interativa e notebooks, além de máquinas de corte a laser, impressoras 3D, componentes eletrônicos, microcontroladores Arduino, e materiais para a realização das atividades.

Para o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, a iniciativa é extremamente válida para a formação dos alunos. “Formamos pessoas capazes de desenvolver tecnologias. E é com extrema alegria que a UEA e a Academia Stem oferecem esse evento visando uma experiência que capacita os jovens a pensarem soluções criativas”, disse.

O diretor da EST e coordenador-geral do Academia Stem, Jucimar Silva Jr., informou que essa iniciativa foi criada para alunos do ensino médio a fim de incentivar o desenvolvimento de habilidades com foco em tecnologia. ¿O propósito do ASAD é oferecer um ambiente que estimula a troca de conhecimentos por meio do trabalho em equipe, do senso de colaboração e da integração entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais multidisciplinares, resultando no desenvolvimento de soluções”, explicou.

“O Asad é uma iniciativa do Pilar Atração, segmento do projeto Academia Stem, que tem como objetivo aproximar alunos do ensino médio das áreas de inovação e tecnologia, de forma a facilitar sua entrada na universidade”, detalhou o professor Adan Medeiros, coordenador do evento.

Como participar?

Para participar, é necessário que sejam inscritas equipes compostas por seis participantes, totalizando cinco alunos e um professor por equipe. A expectativa é de que participem 12 equipes nesta edição. Cada grupo inscrito deve propor um projeto com o objetivo de solucionar algum problema enfrentado pela sociedade atual, dentro das áreas de sustentabilidade, indústria 4.0 ou inovação. O primeiro colocado de cada área receberá premiação.

A Academia Stem é um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento, realizado em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e visa potencializar a formação e capacitação nas áreas da engenharia, ciência, matemática e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *