quarta-feira, junho 12, 2024
Notícias

Aeroporto de Manaus recebe mais de 2,8 milhões de passageiros em 2022

Mais de 2,8 milhões de passageiros viajaram via aeroporto de Manaus ao longo do ano de 2022, um aumento de 25% em relação ao volume registrado no ano anterior. O fluxo representou uma recuperação quase total dos números obtidos em 2019, ano anterior à pandemia, chegando a 91,9% dos registrados naquele período. O aeroporto de Manaus é um membro da rede VINCI Airports.

Quanto à movimentação de aeronaves, o aeroporto registrou 43.639 pousos e decolagens ao longo do ano, um aumento de 11% em relação a 2021 e de 18% em relação a 2019. Somente no último trimestre do ano passado, foram 11.083 pousos e decolagens registrados no terminal, número que supera em 7,5% as operações realizadas no período pré-pandemia.

O impulso se baseia na cooperação positiva entre o aeroporto de Manaus, autoridades locais e a VINCI Airports, que trabalha com uma rede de 250 companhias aéreas parceiras em todo o mundo. Isso resultou na abertura de 10 novas rotas que o aeroporto passou a operar em 2022. Para o interior do Amazonas, o aeroporto agora tem voos para Barcelos, Apuí, Borba, Manicoré, Eirunepé e Santa Isabel do Rio Negro, além da criação do trecho Manaus-Eirunepé-Tefé. Para o Pará, os municípios de Itaituba e Porto Trombetas também foram adicionados à lista de destinos.

Para destinos internacionais, o aeroporto de Manaus abriu conexão direta para Fort Lauderdale (EUA) e Miami, em dezembro. Em maio de 2022, as ofertas internacionais foram reforçadas com a expansão para quatro voos semanais para o Panamá.

Karen Strougo, CEO do aeroporto de Manaus, declarou: “2022 foi um ano de recuperação graças ao trabalho e dedicação de nossas equipes. Nós continuaremos consolidando Manaus como um importante hub da Amazônia, facilitando o acesso de outros estados da região a destinos nacionais e internacionais, cumprindo assim o compromisso da VINCI Airports de apoiar a mobilidade na região”.

Sobre o aeroporto de Manaus

O Aeroporto de Manaus, integrante da rede VINCI Airports, localizado no maior estado do Brasil, o Amazonas, é um dos principais aeroportos da Região Norte do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *