sexta-feira, outubro 4, 2024
Notícias

Após ‘acordão’ para 2026, David tenta esconder Omar e Braga da campanha

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), está tentando esconder de sua campanha eleitoral à reeleição os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), ambos derrotados por Wilson Lima (União Brasil) na disputa pelo Governo do Estado em 2018 e 2022.

Em 2018, Aziz e Almeida, candidatos ao governo, sequer foram para o segundo turno. Ambos saíram derrotados por Wilson Lima, que venceu Amazonino Mendes na segunda parte da disputa. Em 2022, Braga foi derrotado pelo mandatário do Estado.

Atualmente os senadores são os principais aliados do prefeito, que, segundo informações de bastidores, tem um acordo para apoiar Aziz na disputa pelo Governo e Braga na reeleição para o Senado.

“Ninguém consegue construir nada sozinho. E o David, nos últimos dois anos, tem sido um prefeito que me ajudou a me reeleger senador, e eu devo essa gratidão à ele. Eu estou aqui não só pela gratidão. Quem me conhece sabe que eu tenho palavra, quando eu digo que vou fazer, eu faço. Estou aqui porque ele (David) é o melhor nome para a cidade de Manaus”, disse Aziz na convenção do Avante.

“Hoje estamos aqui para dar o testemunho e declarar o nosso apoio ao prefeito David Almeida, ao Renato Júnior (vice), os nossos companheiros porque temos certeza que o David é o melhor para a cidade de Manaus”, discursou Braga.

De acordo com o site Real Time, na discussão sobre a escolha do vice na chapa de reeleição de Almeida, Omar chegou a pensar em desafiar o prefeito a gravar um vídeo dizendo que, caso reeleito, não irá renunciar ao mandato para concorrer ao Governo do Estado em 2026. E que, somente desta forma Almeida teria a garantia de que o acordo feito seria respeitado: o apoio à candidatura de Aziz para o governo do Estado em 2026 e a candidatura de Braga para reeleição ao Senado.

Omar já admitiu que quer ser candidato em 2026 ao Governo do Amazonas com o apoio de Almeida. O mesmo desejo de Braga, só que como candidato à reeleição ao Senado.

“Eu tenho essa aspiração sim, eu penso em novamente governar o Estado, agora não é uma decisão isolada”, disse Aziz em entrevista no dia 1⁰ de agosto, ao programa do radialista Valdir Correia, da rádio Difusora.

Os senadores têm sido os responsáveis por aproximar Almeida do presidente Lula (PT) e conseguir a liberação de emendas e empréstimos. Isso, obviamente, tem afastado o prefeito do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem ele apoiou em 2018 e 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *