quinta-feira, junho 20, 2024
NotíciasPolítica Local

Bolsonaro fez tratamento em câmara hiperbárica para tratar erisipela

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi submetido a tratamento em câmara hiperbárica nesse domingo (5) em Manaus. O registro da sessão foi feito pela médica-cirurgiã Silvana Reis nas redes sociais.

“Câmara hiperbárica fazendo diferença na saúde do nosso ex-presidente”, escreveu a profissional.

O líder da direita deu entrada no Hospital Santa Júlia na manhã do último sábado (4) com quadro de desidratação e erisipela, que é uma inflação cutânea causado por bactéria.

A expectativa era que Bolsonaro retornasse a Brasília nesta segunda-feira (6), mas a viagem só se confirmará com autorização médica.

O que é?

Oxigenoterapia hiperbárica é uma modalidade terapêutica na qual o paciente respira oxigênio puro (100%), enquanto é submetido a uma pressão duas a três vezes a pressão atmosférica ao nível do mar, no interior de uma câmara hiperbárica.

Ela provoca um aumento na quantidade de oxigênio transportado pelo sangue, na ordem de 20 vezes o volume que circula em indivíduos que estão respirando ar ao nível do mar. Nestas condições, o oxigênio produzirá uma série de efeitos de interesse terapêutico, tais como: combate infecções bacterianas e por fungos, compensa a deficiência de oxigênio decorrente de entupimentos de vasos sanguíneos ou destruição dos mesmos, como acontece em casos de esmagamentos e amputações de braços e pernas, normalizando a cicatrização de feridas crônicas e agudas; neutraliza substâncias tóxicas e toxinas, potencializa a ação de alguns antibióticos, tornando-os mais eficientes no combate às infecções e ativa células relacionadas com a cicatrização de feridas complexas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *