quinta-feira, julho 25, 2024
Notícias

Com mais de 40 anos de gestão, Maria do Carmo fala sobre empreendedorismo e sua trajetória na Fametro

Moradora do bairro Nova Cidade, na zona Norte de Manaus, Vera Lúcia, como milhares de outras donas de casa, percebeu que precisava fazer algo mais para complementar a renda familiar. Foi assim que resolveu empreender e começou a vender produtos de beleza e variedades. Hoje, ela comemora a pequena loja física e diz que faltam oportunidades para microempreendedores impulsionarem seus negócios.

“Eu acreditei, tive coragem de continuar e vi que é possível. A gente tem muita vontade de inovar, de gerar emprego, mas falta incentivo e oportunidades”, disse a comerciante durante conversa no último domingo, 30/6, com a pré-candidata à Prefeitura de Manaus, Maria do Carmo Seffair (Novo-AM), que está à frente de um dos maiores grupos empresariais do Norte do país: a Fametro.

“Eu também comecei pequena. Antes de apostar na área educacional, já vendi brigadeiro, roupa, e sempre tive essa visão de empreender e de ter liberdade econômica, assim como a Vera”, contou Maria do Carmo, que além do Centro Universitário Fametro também é responsável pela reabertura do Tropical Hotel Amazônia e pelo resgate Histórico da Santa Casa de Misericórdia.

“Eu atribuo meu sucesso a duas coisas: educação e trabalho. Meu desejo é que mais e mais pessoas também possam trilhar esse caminho, construindo independência financeira, fomentando a economia e contribuindo ativamente para a construção de uma cidade ainda mais próspera”, completou Maria do Carmo.

O encontro entre as duas e a troca de experiências de vida ocorreu na porta do estabelecimento de Vera Lúcia, que fica na rua 59, do bairro Nova Cidade, e que para ela representa independência. “Sou mulher e sei da importância de termos nossa autonomia financeira. O casamento muitas vezes não está bem, mas a mulher se vê presa economicamente ao marido. A gente precisa mudar isso e oportunizar que as mulheres cada vez mais ocupem seus espaços no mercado de trabalho”, disse Vera Lúcia, que tem em Maria do Carmo um inspiração e um exemplo a ser seguido de protagonismo feminino.

Propostas

Dentre as propostas apresentadas por Maria do Carmo voltadas ao empreendedorismo e que estão em construção no seu plano de governo, destacam-se: a ampliação de crédito para micro e pequenos empreendedores, parcerias público-privadas para aumentar a oferta de cursos profissionalizantes, programas de formação continuada e outras iniciativas que irão consolidar o empreendedorismo e a educação financeira entre os jovens, despertando o olhar inovador desde a sala de aula.

“Tive meu primeiro emprego aos 14 anos e isso me despertou o desejo de querer mais. Eu acredito na capacidade dos jovens, e de pessoas de todas as idades, em criar seus próprios negócios, em inovar. O papel da Prefeitura é criar oportunidades para que isso aconteça”, finalizou Maria do Carmo.

A pré-candidata também participou de uma reunião com, aproximadamente, 50 moradores da comunidade e falou sobre suas ideias de soluções aos principais problemas de Manaus, como saúde, educação, transporte e infraestrutura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *