quarta-feira, junho 12, 2024
Notícias

Cursos da UEA e de todas as universidades do Brasil terão novo modelo de avaliação

Os cursos ofertados pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), bem como os de demais instituições de ensino superior do país, passarão a ser avaliados a cada três anos, começando pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), seguido pela avaliação in loco dos cursos e das instituições de ensino.

A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (25/04), em Brasília, durante reunião em comemoração aos 20 anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O evento teve como objetivo avaliar a qualidade do próprio Sinaes e definir novas diretrizes para a avaliação da educação superior no país.

O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, foi representado pelo Prof. Dr. Raimundo Barradas. Para ele, que é o coordenador-geral de Qualidade do Ensino da UEA, as novas diretrizes estabelecidas nesta reunião terão um impacto na forma como os cursos da UEA passarão a ser avaliados.

“A reunião visa garantir um padrão de qualidade cada vez mais elevado na educação superior brasileira. As novas diretrizes serão determinantes para a avaliação de cursos diversos”, disse Barradas, acrescentando que o foco principal é o aprimoramento do Enade, que será aplicado, anualmente, aos estudantes nas áreas definidas, pela Portaria Ministerial.

O encontro contou com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, da presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Denise Carvalho, do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Ribeiro, e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), além de representantes de toda a estrutura superior da Educação Nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *