David Almeida cai 2,5% e Cidade sobe mais de 7% em pesquisa da Projeta
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), “desidratou” 2,5%, e o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), cresceu 7% na comparação do levantamento feito pela Projeta – Pesquisa de Mercado e Opinião Pública, divulgado nesta sexta-feira, (20), com pesquisa feita há 35 dias pelo Pontual. Ambos são candidatos à Prefeitura da capital amazonense.
A mais recente pesquisa de intenção de voto da Projeta, sob o número AM-01976/2024, revela o cenário político de Manaus. Na questão estimulada, na qual os candidatos são apresentados aos entrevistados.
David Almeida aparece com 29,96% das intenções de voto no cenário geral, seguido por Roberto Cidade, com 22,67%.
Na pesquisa do Pontual, divulgada no dia 17 de agosto, David Almeida estava com 32,5%, seguido pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania), com 21%. Roberto Cidade (União Brasil) aparecia em terceiro, com 15%.
Na comparação entre os dois levantamentos, Amom Mandel caiu do segundo lugar para o terceiro, anteriormente ocupado por Cidade. O parlamentar tinha 21% das intenções de voto, na época. O Pontual ouviu 1.066 eleitores, em 63 bairros de Manaus, entre os dias 12 e 15 de agosto. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número AM-09732/2024.
Quanto aos outros postulantes ao cargo de prefeito de Manaus, Alberto Neto (PL) tinha 10,1% e está com 12,72%; Marcelo Ramos (PT) tinha 4% e, agora, aparece com 4,99%; Wilker Barreto (Mobiliza) estava com 1,3% e tem 0,40%, a mesma porcentagem de Gilberto Vasconcelos (PSTU), que tinha 0,9%.
As amostras da população da pesquisa eleitoral da Projeta foram selecionadas por meio de critérios estatísticos, utilizando como base as fontes oficiais do Brasil. O perfil da amostra da população incluiu em sua maioria o público feminino, 53,01% e contou com 46,99% do público masculino.
Pelo critério de maioria absoluta, para ser eleito, o candidato a prefeito precisa obter mais da metade dos votos válidos. Quando isso não acontece, ocorre o segundo turno. Em Manaus, os dois primeiros colocados, David Almeida e Roberto Cidade provavelmente disputarão a prefeitura por meio desse sistema.
Veja a pesquisa do Instituto Projeta na íntegra:
Fonte: Revista Cenarium