David e Amom caem, Alberto paralisa e Cidade cresce, diz Veritá
Pesquisa divulgada nessa segunda-feira (16) pela Veritá aponta um empate triplo entre David Almeida (Avante), Roberto Cidade (União Brasil) e Capitão Alberto Neto (PL) na liderança pela disputa da Prefeitura de Manaus.
O instituto, que era o único que destoava dos demais e apontava o postulante bolsonarista em segundo, captou nesse estudo o crescimento de Cidade, a desaceleração de David e Amom Mandel (Cidadania) e a estagnação de Alberto Neto.
De acordo com a pesquisa, o atual prefeito tem 24,6% das intenções de votos seguido de Cidade e Alberto que somam 20,2% e Amom com 17,4%. O candidato do PT, Marcelo Ramos figura somente com 6,2%.
A Veritá tem sido apontada pelos políticos de direita, incluindo Alberto Neto, como o instituto que mais tem acertado os números nos últimos anos. Tanto que até o momento duas pesquisas da empresa foram as únicas compartilhadas pelo candidato do PL nas redes socias.
Números
A Veritá publicou três estudos sobre a Prefeitura de Manaus. Em 10 de julho, o instituto apontava Alberto Neto na liderança com 20,7%, Amom em segundo com 18,9%, David na terceira posição tendo 16,5% e Cidade atrás somando 10,7%.
Em 30 agosto, o instituto apontou o atual prefeito no topo com 25,8%, Alberto com 20,2%, Amom somando 18,3% e Cidade tendo 15,4%.
Em 16 de setembro, ou seja, 17 dias depois, um novo estudo captou David com 24,6%, Cidade e Alberto Neto empatados com 20,2% e Amom somando 17,4%.
Evolução
Em que pese seja o único instituto que aponte Alberto Neto no páreo para o segundo turno, a Veritá captou uma estagnação do candidato no PL na casa dos 20% e uma evolução chamativa de Cidade, que cresceu quase 10 pontos em dois meses, sendo 4,8% em apenas 17 dias.