quinta-feira, julho 25, 2024
Notícias

Dr. George Lins elogia ações do Governo do Estado na saúde: ‘Avanços continuam’

Carretas de apoio à saúde, cirurgias ortopédicas e a instalação de novos tomógrafos sobressaem-se entre as muitas ações do governo Wilson Lima na área da saúde envolvendo a capital e o interior do estado, disse o deputado Dr. George Lins (União Brasil), na manhã desta quinta-feira (20), da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Dr. George iniciou seu discurso enfatizando o impacto positivo das Carretas de Apoio à Saúde, que ampliaram a oferta de exames em Manaus e nos municípios da Região Metropolitana. “Essas unidades móveis são fundamentais para o Programa Saúde Amazonas, levando serviços essenciais, como mamografia e ultrassonografia, a comunidades que antes tinham acesso limitado a esses exames. Os avanços continuam”, afirmou.

De janeiro a maio, as carretas atenderam mais de 4 mil pacientes na capital e realizaram quase 9 mil exames. No interior, passaram por Manacapuru, Itacoatiara e Novo Airão, com a expectativa de atender cerca de 3.850 pacientes até o início de julho deste ano.

Intensificação de cirurgias ortopédicas

Outro ponto ressaltado foi a intensificação das cirurgias ortopédicas nos meses de maio e junho. Dr. George Lins elogiou a mobilização de equipes específicas pela SES-AM para efetuar as cirurgias nos fins de semana, priorizando vítimas de acidentes de trânsito.

“Essa iniciativa beneficiará cerca de 270 pacientes até o final de junho, reduzindo o tempo de espera e melhorando a qualidade de vida dos amazonenses”, discursou o deputado, mostrando que as cirurgias ortopédicas são uma das maiores demandas nos hospitais do estado.

Avanço significativo

A instalação de novos tomógrafos em três unidades estratégicas de saúde foi ressaltada pelo parlamentar do União Brasil como um avanço significativo. “Esses equipamentos modernos estão reduzindo pela metade o tempo de realização dos exames, aumentando a capacidade de atendimento e beneficiando aproximadamente 5.350 pessoas por mês”, afirmou Lins.

Conforme Dr. George, os novos tomógrafos foram instalados no Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Leste, no Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado e na Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes.

No âmbito da gestão, a implantação da Gerência Estadual de Saúde do Baixo Amazonas, em Parintins, foi mencionada como um marco na descentralização das ações de saúde. “Essa nova estrutura permite um planejamento mais eficiente e adaptado à realidade da região, monitorando indicadores de saúde e respondendo de forma ágil às necessidades locais”, disse o deputado.

O parlamentar concluiu o seu discurso destacando o Programa Alta Oportuna, que possibilita o aumento da rotatividade dos leitos, dentro de critérios técnicos, diminuindo o tempo de permanência nos hospitais e abrindo novas vagas para demandas que realmente precisam de internação, que são os casos mais graves.

Ampliação do 28 de Agosto

O discurso de Dr. George também mencionou as obras de reforma e ampliação no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. Com um investimento de R$ 3,1 milhões, serão abertos mais 50 novos leitos e realizadas diversas melhorias na infraestrutura, aumentando a capacidade de atendimento e a qualidade dos serviços prestados.

Em apartes, os deputados Adjuto Afonso e Rozenha manifestaram apoio ao discurso do Dr. George, ressaltando que todas essas ações de saúde demonstram a seriedade com que o Governo do Amazonas conduz a saúde pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *