quarta-feira, julho 24, 2024
Notícias

Dr. George Lins homenageia desembargador João Simões com a Medalha Ruy Araújo

Em concorrida Sessão Especial, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) homenageou, nesta quinta-feira (13), o desembargador João de Jesus Abdala Simões, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), com a Medalha Ruy Araújo, a mais alta honraria concedida pelo Legislativo Estadual.

Em discurso, o deputado Dr. George Lins (União Brasil), autor da saudação, destacou a homenagem que contemplou a propositura do ex-deputado estadual Belarmino Lins, distinguindo o ilustre jurista. “Certamente, o desembargador João Simões, durante sua passagem pelo TRE-AM, seja como juiz eleitoral ou como desembargador presidente da Corte, sempre se destacou por sua integridade e compromisso com a Justiça, e, especialmente, com a sua correta e fiel aplicação da lei, atendendo aos fins sociais a que ela se dirige e às exigências do bem comum”, destacou Dr. George.

Atualmente, no comando do TRE-AM, segundo Dr. George Lins, o desembargador desempenha papel de alta relevância na garantia de eleições justas e transparentes no Estado, assegurando respeito à vontade popular. Da tribuna da Aleam, Dr. George fez referência ao filósofo francês Jean-Jacques Rousseau, ressaltando a importância da democracia direta e da participação cidadã, princípios que são refletidos no trabalho de João Simões à frente do TRE-AM.

Nascido em 1952, em Manaus, João Simões construiu uma carreira marcada pela excelência e compromisso com a justiça. Graduado em Direito pela Universidade do Amazonas e com especializações em Direito Privado e Direito Processual, ele também ampliou seus conhecimentos com programas de aperfeiçoamento judicial na Itália. Durante sua atuação no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Simões foi fundamental para que o tribunal alcançasse o “Prêmio CNJ de Qualidade”, na categoria Diamante.

Competência e integridade

Autor da propositura que distinguiu o desembargador, o ex-deputado Belarmino Lins destacou: “A homenagem representa uma questão de justiça, não é bondade, nem generosidade, mas justiça pelos elevados feitos que João Simões tem realizado ao longo da sua carreira meritória na justiça do Amazonas. Nós, como homens públicos, fazemos justiça àqueles que verdadeiramente representam a sociedade. É o caso do desembargador João Simões, hoje, distinguido com a medalha mais importante do Poder Legislativo. Digo que a homenagem é uma questão de merecimento e de honra”.

Ao receber a Medalha Ruy Araújo, o desembargador João Simões manifestou sua gratidão a Belarmino Lins e Dr. George Lins: “Sinto hoje uma imensa felicidade ao receber uma homenagem de pai e filho, que são os autores dessa distinção. O ex-deputado Belarmino Lins foi o propositor da comenda que agora recebo por meio do seu filho, Dr. George Lins. Não só eu, mas minha família, meus amigos, todos nós estamos alegres e felizes, e por isso agradeço ao povo do Amazonas por ter sido agraciado com a Medalha Ruy Araújo”.

Autoridades presentes

Presidida pelo deputado-presidente da Aleam, Roberto Cidade, a Sessão Especial contou com as presenças de vários deputados estaduais, dentre os quais Carlinhos Bessa, Alessandra Campêlo, Adjuto Afonso, Comandante Dan, Sinésio Campos e Wilker Barreto.

As seguintes autoridades prestigiaram o evento: Vice-Governador Tadeu de Souza, representando o governador do estado do Amazonas, Wilson Lima; Desembargadora Maria das Graças Figueiredo (TJAM); Conselheira Yara Lins, Presidente do TCE-AM; Defensor Público-Geral do Amazonas, Rafael Barbosa; Marco Aurélio Choy, Subprocurador Adjunto da Prefeitura de Manaus; Gildo Alves de Carvalho Filho, presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Amazonas; Antônio Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas; Dr. Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, Procurador-Geral de Justiça do Estado do Amazonas, e Jean Cleuter Mendonça, presidente da OAB-AM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *