quarta-feira, julho 24, 2024
Notícias

Mangabeira diz que Lula não deve tentar a reeleição em 2026

O ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência, Roberto Mangabeira Unger, sugeriu em entrevista à revista Veja, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não concorra à reeleição em 2026. Mangabeira propôs que Lula se concentre na formação de um sucessor para acabar com a polarização política no Brasil.

Para ele, a polarização entre esquerda e direita desvia o foco das questões econômicas fundamentais para uma disputa moral. Mangabeira acredita que tanto Lula quanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) representam uma “falsa direita e falsa esquerda” com projetos políticos semelhantes.

– A solução para desarmar isso é que o presidente Lula não se candidate à reeleição. Em vez disso, ele deveria construir um sucessor.

Uma boa opção para substituir Lula, segundo ele, seria o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT). Ele também criticou a predominância de São Paulo na liderança do PT e sugeriu que figuras como Fernando Haddad não representam o melhor caminho para o futuro do partido.

GURU SEM ACESSO A LULA

Mangabeira, filósofo de Harvard que foi considerado como “guru” da esquerda, disse que tentou marcar reuniões com o presidente diversas vezes sem sucesso. Ele comentou sobre a resistência inicial de Lula em se reunir com ele, possivelmente relacionada ao encontro com Bolsonaro no início do ano, quando cogitou apresentar um habeas corpus ao STF para evitar a prisão do ex-presidente.

O filósofo afirmou que o governo petista está repetindo os erros da gestão Bolsonaro ao tentar agradar o mercado financeiro em vez de focar em um projeto nacional de desenvolvimento sustentável e equilíbrio fiscal para o Brasil.

Fonte: Pleno News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *