quarta-feira, junho 12, 2024
Notícias

Morre Ebrahim Raisi, presidente do Irã, após queda de helicóptero

Morreu, aos 63 anos, Ebrahim Raisi, presidente do Irã. O político retornava de helicóptero da inauguração de uma barragem na fronteira iraniana com o Azerbaijão. De acordo com a TV estatal do país, a aeronave caiu perto de Jolfa, uma cidade distante cerca de 600 quilômetros da capital iraniana, Teerã. A morte foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores iraniano nesta segunda-feira (20).

O helicóptero fazia parte de uma comitiva de três aeronaves e o presidente estava acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir Abdolahian, e pelo governador de Azerbaijão Oriental, Malik Rahmati, além de diversas outras autoridades.

Raisi foi eleito presidente em 2021 e era visto como um clérigo de linha dura e considerado um potencial sucessor do aiatolá Ali Khamenei, o líder supremo do Irã desde 1989. Em 2019, Khamenei havia nomeado Raisi para o poderoso cargo de chefe do Poder Judiciário. Raisi também foi eleito vice-presidente da Assembleia de Peritos, o órgão clerical de 88 membros responsável pela eleição do líder supremo.

Fonte: Pleno News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *