quarta-feira, julho 24, 2024
Notícias

‘O cidadão tem que estar no centro da discussão’, diz Wilson na abertura do G20

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), destacou a importância de colocar o cidadão no centro das discussões sobre mudanças climáticas durante a abertura dos grupos de trabalho do G20, realizada nesta segunda-feira (17). Esta é a primeira vez que o evento acontece no Amazonas.

“Não é possível falar de mitigação climática sem considerar o cidadão”, afirmou o governador.

O G20 ocorre até sexta-feira (21) no Centro de Convenções Vasco Vasques, reunindo representantes de 20 países e 11 convidados. Até o dia 19, as reuniões focam na bioeconomia e sustentabilidade, sob a coordenação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Nos dias 20 e 21, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática lidera os debates sobre sustentabilidade ambiental.

“A Amazônia está novamente no centro das atenções globais. Esta é uma oportunidade para que os habitantes da região apresentem sua perspectiva”, ressaltou Wilson Lima.

O encontro promove a participação de líderes locais, empresas e organizações, e representa um avanço na descentralização da diplomacia global, buscando soluções mais equitativas e sustentáveis.

Rodrigo Rollemberg, secretário de Economia Verde, destacou a importância de considerar as populações locais: “A floresta preservada traz um benefício global.”

Carina Pimenta, secretária nacional de Bioeconomia, afirmou que o uso sustentável da biodiversidade brasileira e a produção sustentável são centrais nessa estratégia.

A Cúpula de Líderes do G20 no Brasil está marcada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, com a presença de líderes dos 19 países membros, da União Africana e da União Europeia.

Fonte: Real Time 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *