quinta-feira, julho 25, 2024
Notícias

PEC Lula: Deputado quer vetar candidatos acima de 80 anos

Diante da repercussão recente do fiasco protagonizado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em um debate contra o ex-presidente Donald Trump, o deputado federal José Nelto (PP-GO) pretende apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para barrar no Brasil as candidaturas ao Poder Executivo de pessoas com mais de 80 anos. Para levar o projeto em frente, Nelto está coletando assinaturas.

A proposta do deputado federal é que candidatos a presidente da República, governador e prefeito não possam disputar esses cargos caso tenham mais de 80 anos. A medida poderia afetar de forma direta justamente o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que chegará a essa idade em outubro de 2025.

“Nós temos que limitar. Não podemos ter candidatos a Presidência da República a ponto de encerrar um mandato com 84 anos. É preciso colocar limite (…). Me preocupo com o presente e o futuro do nosso país, é muita responsabilidade entregar a gestão do país para alguém que vai encerrar o mandato com 84 anos”,justificou Nelto.

As discussões sobre a imposição de uma idade limite para candidaturas políticas aumentaram após o presidente americano Joe Biden não ter conseguido completar algumas frases e confundido assuntos no debate presidencial com Donald Trump, no último dia 27 de junho. Desde então, os americanos passaram a questionar a capacidade dele de governar. Biden está com 81 anos e irá encerrar seu mandato com 82.

Fonte:Pleno News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *