sábado, junho 22, 2024
NotíciasPolítica Local

PF deflagra operação para identificar usa de inteligência artificial contra David Almeida

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (9), em Manaus, a Operação Nirmata. O objetivo é identificar os autores envolvidos na criação de difamação eleitoral contra prefeito David Almeida (Avante) com uso de inteligência artificial.

Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão, tendo como alvos um designer, três empresas de publicidade, sócios das empresas e dois compartilhadores do aúdio falso atribuído ao chefe do executivo municipal.

O BLOG DO BOTELHO apurou que entre as agências que foram alvo da PF está a Sacada Publicidade, do publicitário Sabá Noronha.

Nesses locais, foram apreendidos computadores e os suspeitos intimados a depor na Superintendência da Polícia Federal. Acompanharam as diligências, o Ministério Público Eleitoral e a Ordem dos Advogados do Brasil.

Sobre o caso

Após a Prefeitura informar que não faria o pagamento do abono do Fundeb aos professores da rede municipal de ensino no final do ano passado, um áudio com insultos supostamente feitos pelo prefeito aos docentes viralizou nas redes sociais e grupos de Whatsapp.

Na ocasião, foi iniciada investigação e a Polícia Federal, de imediato, conseguiu provar tecnicamente que o material não era autêntico.

E agora foi identificado o sistema usado, quem produziu o áudio, o local de produção e uma agência de publicidade responsável pela divulgação e propagação em plataformas digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *