Resposta de Amom a Alberto Neto em debate gera nota de repúdio da Polícia Militar
Em desdobramento do debate realizado nessa segunda-feira (27) pela manhã, na TV Norte, a Associação de Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar do Amazonas (AOPBAM) emitiu nota de repúdio às declarações do candidato Amom Mandel (Cidadania), que afirmou que “o pior bandido é o fardado”.
A nota afirma que a instituição “vem a público expressar sua total indignação e repúdio às declarações ofensivas do candidato Amom Mandel Lins Filho durante o debate na TV Norte, onde afirmou que ‘o pior bandido é o fardado’. Essa fala, somada ao episódio no início do ano em que o deputado deu voz de prisão a policiais em serviço, não só desonra, mas também agride a dignidade dos homens e mulheres que compõem nossas forças de segurança. Esses profissionais dedicam suas vidas à defesa da ordem e da segurança pública, atuando com sacrifício e compromisso inabaláveis.”
Durante participação no debate entre os candidatos a prefeito de Manaus, o candidato Capitão Alberto Neto (PL), policial militar de carreira, levantou no bloco de tema livre a questão da segurança direcionada ao candidato Amom.
Alberto Neto lembrou que Manaus é a terceira cidade mais violenta do Brasil, a 21ª mais violenta do mundo, e questionou o oponente se ele tem algum projeto para segurança pública. O candidato Amom Mandel respondeu com uma proposta de rastreamento de celulares, em atuação conjunta com as telefônicas.
Na réplica, Amom Mandel foi questionado pelo Capitão Alberto Neto sobre o episódio em que deu voz de prisão a policiais militares ao ser parado em uma blitz. Na defensiva, o candidato Amon Mandel, disparou acusações afirmando que existem organizações criminosas infiltradas na segurança pública: “Eu sou contra a bandidagem e não passo pano para ninguém. Nós vimos ali, e eu levei isso a Procuradoria-Geral da República, os casos em que, policiais foram presos em flagrante delito portando drogas. Você vai passar pano para polícia que comete tráfico de drogas? O pior bandido que tem é o fardado”, disse.
Eu sou amigo e não tenho nada contra os policiais, mas tenho tudo contra aqueles que se infiltram na polícia e não deixam o policial de bem trabalhar. Não deixam ele, quando prende alguém, seguir com o flagrante. Porque tem comandante que não deixa”, concluiu.