quinta-feira, julho 18, 2024
Notícias

Semana de Sustentabilidade do BID Invest reforça a importância da economia sustentável na Amazônia

Teve início nessa terça-feira (11), a Semana de Sustentabilidade do BID Invest, evento promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) Invest pela primeira vez em Manaus. Até o dia 13 de Junho (quinta-feira), líderes empresariais, especialistas e representantes governamentais estarão reunidos para debater e promover soluções inovadoras para uma economia sustentável na América Latina e Caribe.

Presente na abertura, o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) e o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Ambiental do Amazonas (CADA), Acram Isper Jr. destacaram a relevância da parceria entre o estado do Amazonas e o BID, bem como a importância de trazer discussões sobre sustentabilidade e novos investimentos para a região.

“O estado do Amazonas tem uma parceria longeva com o BID e ao longo desses 18 anos, foram investidos R$ 7,5 bilhões para tocar projetos de qualidade de vida para as pessoas”, afirmou o governador Wilson Lima.

Lima ressaltou exemplos significativos dessa colaboração, como o Prosai Maués. “Com o Prosai- Maués, saímos de zero para 50% de tratamento de esgoto. E hoje Maués tem 100% de abastecimento de água de qualidade”.

O governador também mencionou os avanços em Manaus. “Aqui em Manaus, como resultado dessa parceria, entregamos a Estação de Tratamento de Esgoto no bairro do Educandos, o que fez com que Manaus saísse de 12% para 21% de cobertura deste serviço”. E destacou projetos em andamento, como na Comunidade de Sharp, onde já foram assentadas mais de mil famílias, com a previsão de entregar até o final deste ano, 200 apartamentos. “Um evento como esse do BID Invest é essencial para levar também esses investimentos para a iniciativa privada. Temos uma experiência muito boa no público”, concluiu o governador.

Acram Isper Jr, diretor-presidente da CADA, ressaltou a importância de Manaus sediar a Semana deSustentabilidade do BID Invest. “A importância do BID Invest e da Semana de Sustentabilidade 2024 ser realizada em Manaus pela primeira vez é uma iniciativa espetacular para o estado do Amazonas. Primeiro porque nós vamos trazer novas práticas, novas ideias e novos pensadores para o Amazonas.”

Para ele, que foi um dos participantes do painel “Fazendo Negócios na Amazônia”, é necessário criar soluções para mitigar os riscos para investidores interessados na região. “Nós não somos apenas florestas. Amazonas é um bom lugar para investir e viver. Queremos trazer fundos para preservação das florestas respeitando as populações que aqui vivem. Precisamos mitigar os riscos de se investir no Amazonas.”

Discussões

A Semana de Sustentabilidade do BID Invest visa discutir temas cruciais como mudanças climáticas, preservação ambiental e desenvolvimento econômico sustentável. Este evento representa uma oportunidade única para o Amazonas destacar suas iniciativas e potencialidades no cenário global de sustentabilidade.

Programação

Serão cinco os temas apresentados durante a 22ª Semana da Sustentabilidade: Investimento de Impacto, Amazônia, Inclusão, Bioeconomia e Mudanças Climáticas. Além disso, ferramentas, práticas e experiências que estão moldando o futuro do impacto sustentável no país e no mundo.

 “Este evento é um marco significativo em nossa missão de promover soluções sustentáveis e inovadoras para o futuro. Estamos entusiasmados e ansiosos para contribuir com ideias que possam ser aplicadas não apenas no Amazonas, mas em outras regiões do mundo”, afirma Acram Isper Jr, diretor-presidente da Cada.

O evento contará com uma série de palestras, painéis de discussão e workshops que abordarão temas como energia renovável, conservação da biodiversidade, gestão de recursos hídricos, economia circular, dentre outros. A programação foi cuidadosamente elaborada para proporcionar um espaço de troca de conhecimentos e experiências, incentivando a cooperação internacional em prol da sustentabilidade.

Entre os palestrantes nos três dias de evento estão Luiza Trajano, presidente do conselho do Magazine Luiza; Aitor Ezcurra, diretor de investimentos do BID Invest; e Jorge Rubio, diretor-executivo e chefe global do banco Citi; Denis Minev, diretor-presidente da Bemol; Mauro Correa da Costa, gerente sênior de Relacionamento e Abastecimento da Sociobiodiversidade da Natura; e Devanyr Aquino, superintendente executivo de Inteligência de Dados do Bradesco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *