Senador do Amazonas quer que Marina Silva deixe ministério
O senador Plínio Valério (PSDB-AM) publicou, nesta quinta-feira (26), no site A Crítica, um artigo em que pede a renúncia da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, devido ao aumento das queimadas no Brasil. Segundo Valério, se a ministra “não tem competência para gerir a política climática e o combate aos desastres que assolam o país, deve pedir para sair”.
O parlamentar comentou sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estar considerando a criação de uma Autoridade Climática, promessa de campanha ainda não concretizada. Contudo, para ele, essa nova estrutura não traria soluções.
A criação de mais uma estrutura governamental não traria melhorias substanciais, apenas contribuiria para o inchaço da já sobrecarregada máquina pública.
No artigo, o senador afirmou que o Brasil já possui órgãos voltados para as mudanças climáticas, como a Secretaria Nacional de Mudança do Clima, e que duplicar atribuições seria contraproducente.
“Duplicar atribuições e inflar a administração pública com novos órgãos é um caminho ineficaz. O mais eficiente e justo seria investir em coordenação, transparência e no fortalecimento das instituições já estabelecidas”, pontuou.
Valério também abordou a necessidade de ações concretas no Amazonas, sugerindo o investimento na pavimentação da BR-319 para resolver problemas de transporte durante a seca e combater o desmatamento ilegal. Ele também propôs que o governo federal apoie os povos da floresta com ações que incluam assistência, infraestrutura e capacitação, em vez de punições.
“Agir contra a seca, contra o fogo e investir nos povos da floresta são medidas que realmente trarão soluções e benefícios concretos”, completou o político.
Fonte: Pleno News