quinta-feira, junho 20, 2024
Notícias

UEA anuncia criação do núcleo de proteção à mulher, em parceria com TCE-AM

Com a missão de oferecer acolhimento e acompanhamento jurídico a mulheres vítimas de violência, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) criou, nesta sexta-feira (19/04), o Núcleo da Mulher da Ouvidoria da UEA. O anúncio foi feito durante reunião do reitor André Zogahib com a diretora da Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Ana Paula Aguiar. O encontro teve como objetivo alinhar um acordo de cooperação visando o engajamento das instituições na política de prevenção ao assédio.

Em parceria com o tribunal, serão realizadas, também, palestras e atividades de conscientização e apoio psicológico sobre o tema. O reitor André Zogahib destacou a importância da iniciativa para o bem-estar da sociedade, especialmente no âmbito da comunidade acadêmica.

“Hoje, estamos reunidos com uma equipe do TCE alinhando uma grande parceria entre as ouvidorias das duas instituições. Alicerçados na ação do TCE, criamos o núcleo para que possamos fortalecer o atendimento às eventuais denúncias de violência. Teremos foco no atendimento humanizado e prioritário. Dessa forma, as mulheres em nossa universidade poderão se sentir acolhidas, em todos os aspectos”, comentou.

A diretora da Ouvidora da Mulher do TCE-AM, Ana Paula Aguiar, afirmou que a reunião teve um saldo extremamente positivo. “É uma grata satisfação ter, como fruto da reunião, a ideia da criação do núcleo da Ouvidoria da Mulher aqui na UEA. É justamente isso que buscamos: massificar o acolhimento à mulher vítima de assédio. E esperamos que a ideia que hoje foi plantada na universidade possa ser multiplicada em outras instituições”, pontuou.

O ouvidor-geral da UEA, Prof. Dr. Eid Badr, detalhou a ação. “Por iniciativa do reitor da UEA, professor André Zogahib, eu tenho a satisfação de informar que a Ouvidoria da UEA passará a se organizar em núcleos especializados. Hoje, temos a alegria e satisfação de implantar o núcleo da mulher. Em breve, outros núcleos serão instalados de forma a atender cada vez melhor as comunidades interna e externa da UEA”, finalizou.

O núcleo será coordenado pela chefe de gabinete e membro da Ouvidoria da UEA, Prof.ª Dra. Patrícia Attademo. Estiveram presentes, ainda, os assessores da Ouvidoria da Mulher do TCE-AM, Júlio Antônio Lopes e Marcella Wolter; e Fernanda Caroline, respondente da Ouvidoria da UEA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *