domingo, junho 23, 2024
Política Local

Aleam concede Título de Cidadão do Amazonas a “Beto Blue Birds”

Em concorrida sessão especial realizada nesta quinta-feira (29), no plenário Ruy Araújo, a Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) agraciou o músico e compositor Roberto Sá Gomes, popularmente conhecido como “Beto Blue Birds”, com o título de Cidadão do Amazonas. O título foi entregue pelo deputado Dr. George Lins (União Brasil) contemplando Projeto de Lei de autoria do ex-deputado Belarmino Lins, aprovado pela Casa Legislativa em 2022.

“Não temos a menor dúvida de que a distinção é bastante oportuna por fazer justiça a um artista de grande talento que praticamente construiu sua vida profissional no Amazonas, fazendo da difusão cultural, sobretudo da música, o seu maior e mais belo ofício”, disse Dr. George em discurso, destacando o homenageado. “Funcionário do Poder Legislativo Estadual, Beto Blue Birds é um dos gigantes da música popular produzida no Norte da Amazônia, razão por que, merecidamente, ocupa uma cadeira na Academia Amazonense de Música”, expressou o parlamentar.

Também em discurso, o ex-deputado Belarmino Lins distinguiu o homenageado: “Um dos grandes nomes da cultura popular do Estado do Amazonas é, sem dúvida, o senhor Roberto Sá Gomes, nosso querido Beto Blue Birds, doutor da Cultura, um nome célebre da conhecida banda de música Blue Birds, que desde a década de 60 encanta e maravilha os aficionados da música popular amazônica”.

Gratidão a Amazonino Mendes

Agora cidadão do Amazonas, Roberto Sá Gomes agradeceu a distinção destacando nomes de empresários e autoridades considerados importantes no processo de criação da Banda Blue Birds e na trajetória de sucesso do grupo musical ao longo de mais de três décadas.

Beto citou o ex-governador Amazonino Mendes, que sempre apoiou a banda nos períodos em que administrou o Amazonas, e que financiou o lançamento de um CD que documenta a trajetória musical da banda. A manifestação de gratidão do homenageado também destacou o ex-secretário estadual de Cultura, Robério Braga, assim como a família do ex-deputado e ex-presidente da Aleam, Josué Neto, a família Calderaro e os empresários Phelippe Daou e Lúcio Hernani Cavalcanti, este idealizador e fundador da Banda Blue Birds em 17 de junho de 1967.

Patrimônio Imaterial

Natural da cidade de Belterra, Estado do Pará, onde nasceu em 18 de Fevereiro de 1947, Roberto Sá Gomes, servidor do Poder Legislativo Estadual, é membro da Academia Amazonense de Música e o principal responsável pelas atividades da Banda Blue Birds em Manaus desde os idos de 1969. A Banda se tornou Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas por meio da Lei Nº 4.555 de 23 de fevereiro de 2018.

A Banda Blue Birds apresentou-se em vários eventos em todo o Amazonas e nos demais estados da Região Norte do país. Um CD histórico, gravado em 1998, registra a trajetória da Banda no cenário musical da região.

“Beto Blue Birds” é filho de Antônio Gomes dos Santos e Francisca Sá Ferreira, responsáveis por uma família de sete filhos: Raimundo, Rui, Rosina, Roberto, Rivaldo, Rosineide e Rosa. Beto é casado com Regina Spener, com quem constituiu família onde se destacam as filhas Roberta, Renata, Ramona, os netos Marina e Felipe e os genros Chyrstian e Marcelo.

“Beto Blue Birds” é servidor da Aleam desde 2003, quando passou a integrar a Gerência Cultural da Casa a convite do então presidente Lino Chíxaro. Na Casa Legislativa, “Beto” dedica-se à cultura e às artes por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, onde é o Coordenador de Cultura, função que exerce desde 2005 sob a gestão do ex-presidente do Poder Belarmino Lins de Albuquerque.

Dentre outras autoridades, prestigiaram a sessão de entrega do Título de Cidadão Amazonense a “Beto Blue Birds” o secretário executivo de Cultura e Economia Criativa do Estado (SEC), Luiz Carlos de Matos Bonates, representando o governador Wilson Lima; o presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Neilo Batista, representando o prefeito David Almeida; o presidente da Academia Amazonense de Música, Josenor Rocha, e o diretor da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, Jander de Lima Lasmar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *