quinta-feira, junho 20, 2024
Política Local

David Almeida e Wilker Barreto lideram rejeição entre os prefeituráveis

David Almeida (Avante) e Wilker Barreto (Mobiliza) são os pré-candidatos a prefeito de Manaus com a maior rejeição entre os eleitores. A informação consta na pesquisa divulgada nesta segunda-feira (8), pelo Direto ao Ponto.

Segundo o estudo, 32,3% dos eleitores afirmaram não votar no atual prefeito e 33% disseram que não votam no deputado estadual.

Essa é a primeira pesquisa que aponta David Almeida acima de 30% de rejeição e acende o sinal de alerta, já que, o processo eleitoral sequer começou e historicamente o detentor do mandato tende a se desgastar quando as eleições iniciam.
Na avaliação de Francisco Aires, diretor do Instituto Iveritas, com a aproximação do período eleitoral, o prefeito deve ser muito questionado e inevitavelmente sua rejeição deve subir.

“Acima de 40%, a rejeição inviabiliza a eleição. Por isso o Amazonino não foi candidato a reeleição em 2012, uma vez que tinha 42%. Se passar dos 35%, a luz amarela vai ficar intermitente. Acesa ela já está”, disse ao BLOG DO BOTELHO.

A pesquisa
O Direto ao Ponto Pesquisas ouviu, presencialmente mil eleitores em Manaus, nas seis zonas eleitorais, entre os dias 1 e 5 de abril.

A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95,5%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o Nº AM-01614/2024.

O Direto ao Ponto Pesquisas foi a contratante e executora do estudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *