sábado, junho 22, 2024
Política Local

David Almeida promete o que a lei já determina

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), usou as redes sociais nesta terça-feira (19), para prometer que nenhum parente seu será candidato a vereador nas eleições deste ano. No entanto, a proibição para candidatura de familiares do chefe do Executivo já é prevista no Artigo 14, parágrafo 7º da Constituição Federal.

A postagem do mandatário do município ocorreu um dia após o encontro entre os pré-candidatos a vereador do Avante, MDB, PSD e Agir, siglas aliadas de David. O prefeito destacou que é indagado constantemente sobre a candidatura de seus familiares.

“Já antecipo que nem a minha irmã, Dulce, nem a minha filha Fernanda Aryel, nem minha noiva Izabelle ou meu sobrinho Derick, serão candidatos nas eleições deste ano. Nossa família estará de mãos dadas com todos os candidatos da coligação”, disse.

A lei

De acordo com a lei, “são inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *