quinta-feira, julho 18, 2024
Política Local

Dr. George Lins destaca atuação de Wilson Lima para previnir período de seca intensa no Amazonas

Em discurso, na manhã desta terça-feira (18/06), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Dr. George Lins (União Brasil) destacou entrevista do governador Wilson Lima ao jornal O Globo defendendo a completa revitalização BR-319 e manifestando suas preocupações em relação à seca dos rios que banham o estado.

Sobre a BR-319, segundo o deputado, o governador disse a O Globo que a repavimentação da rodovia é extremamente necessária para melhorar a conexão do Amazonas com os mercados consumidores do Sul do país, afirmando que o estado está pronto para cumprir as condicionantes ambientais devidas.

Em relação à preparação para a seca iminente, Wilson Lima informou sobre medidas do Governo Estadual para garantir o abastecimento de água e o combate às queimadas. Conforme Dr. George, ao mesmo tempo Wilson luta junto ao Palácio do Planalto para que a dragagem dos rios seja realizada com brevidade.

“É importante haver uma integração de todos os poderes para que a gente possa mitigar o sofrimento da população em relação a essa estiagem que já se demonstra ser mais impactante, mais severa, do que a estiagem de 2023. Quero aqui destacar a questão da dragagem dos rios, que de forma muito otimista vejo o anúncio do ministro Silvio Costa Filho para que nos próximos 15 dias a dragagem dos rios aconteça, principalmente no Rio Solimões”, pontuou Dr. George.

Enfrentamento à estiagem 2024

Em seu pronunciamento, Dr. George também ressaltou o empenho do governador em favor da liberação de R$ 45 milhões para investir na organização e ampliação de brigadas em 21 municípios que representam 95% do desmatamento e das queimadas no estado.

Igualmente, Wilson Lima cobrou ações rápidas dos ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos). O governador pediu eficiência na liberação dos recursos para enfrentar a estiagem que começa a afetar severamente o Amazonas.

Disse Dr. George Lins que o ministro Silvio Costa Filho informou ao governador que a dragagem dos rios pode começar dentro de 15 dias. Preocupado com a estiagem, o governador, frisou o deputado, está acelerando a instalação de sistemas de abastecimento de água para socorrer a população rural durante o período de seca.