domingo, junho 16, 2024
Política Local

Isaac Tayah toma posse como vereador na CMM

O médico Isaac Tayah (DC) assumiu, nesta sexta-feira (5), mandato como vereador da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Manaus (CMM). O parlamentar assume a vaga deixada por Antônio Peixoto (Agir), que teve o mandato cassado após decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).

“Eu agradeço a Deus, que permitiu que eu voltasse a essa Casa Legislativa. Esse ambiente me deixa emocionado, tive um passado aqui. Acredito no nosso trabalho autêntico para melhorar a saúde da cidade. A saúde precisa de um reparo e irei lutar por isso”, afirmou o parlamentar.

Isaac Tayah é amazonense de Manaus, médico formado pela Universidade do Amazonas (UEA), casado e pai de dois filhos.

Foi eleito vereador pela primeira vez para a Legislatura 1997-2000 e exerceu seis mandatos consecutivos, até 2020. No período teve mais de 200 leis sancionadas ou promulgadas.

Entre 2011 e 2012, Isaac foi eleito o 39º presidente da Câmara Municipal de Manaus.

Cota de gênero

A decisão cassou os votos do partido Agir, por fraude na cota de gênero nas eleições municipais de 2020. A cassação foi votada no dia 12 de março pelo TRE-AM. Na ocasião, o placar foi de 5 a 1.

A Corte julgou procedente as acusações de fraude à cota de gênero contra a legenda, votando pela anulação de todos os votos do partido. A consequência disso foi a perda da vaga do vereador Peixoto (Agir) na CMM.

Segundo a legislação eleitoral vigente, cada partido deve ter pelo menos 30% de candidaturas femininas em eleições proporcionais.

A Mesa Diretora da CMM publicou a perda do mandato do vereador Antônio Peixoto (Agir), após determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). As informações constam no Diário Oficial do Legislativo Municipal (DOLM), publicado na quinta-feira (4).

A decisão cassou os votos do partido Agir, por fraude na cota de gênero nas eleições municipais de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *