sábado, junho 22, 2024
Política Local

Lula influencia em 30,7% e Bolsonaro em 39,7% na escolha dos eleitores à Prefeitura de Manaus

Na pesquisa eleitoral para a Prefeitura de Manaus, divulgada nesta quinta-feira (18), o Instituto Pontual mediu a influência do presidente Lula (PT), e do seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), sobre os eleitores na escolha do candidato ao Poder Executivo municipal. Durante o levantamento, que tem um nível de confiança de 95% e 3% de margem de erro, foram entrevistados 1.066 pessoas da capital amazonense, entre os dias 12 e 16 de abril.

Conforme a pesquisa, 30,7% dos eleitores consultados responderam que aumentaria a vontade de votar em um nome apoiado por Lula nas eleições municipais em outubro. Em contrapartida, 41,8% afirmaram que não votariam em um candidato da preferência de Lula para a Prefeitura de Manaus.

Atualmente, o ex-deputado federal Marcelo Ramos tem buscado apoio dentro do Partido dos Trabalhadores e reforçar a federação PT-PCdoB-PV com outras siglas de esquerda. E apesar da secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Moura, ter lançado há mais de um ano sua pré-candidatura, Ramos se auto declarou recentemente o candidato escolhido por Lula para disputar a prefeitura na capital amazonense após se filiar ao PT.

Ainda conforme a pesquisa do Instituto Pontual, 24,8% declararam que não faz diferença na hora de escolher um candidato saber quem Lula apoia para a Prefeitura de Manaus. Já 2,7% não souberam opinar se o presidente da República teria influência no voto nas eleições.

Bolsonaro

No caso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o poder influência sobre os eleitores de Manaus é maior do que de Lula para decidir qual candidato escolher para as eleições à Prefeito de Manaus. Pelo levantamento do Pontual, 39,7% das pessoas entrevistadas afirmaram que o candidato que Bolsonaro apoiar para o Poder Executivo aumentaria a vontade de votar.

Do lado inverso, 31,9% dos eleitores responderam que a vontade de votar diminui em um nome indicado por Jair Bolsonaro ao pleito, enquanto 25% declararam ser indiferentes ao candidato que o ex-presidente decidir apoiar para a Prefeitura de Manaus. Neste caso, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) é a aposta do ex-presidente da República para o Poder Executivo municipal.

Por último, outros 3,4% responderam que não saberiam opinar se votariam ou não no candidato de Bolsonaro à prefeitura na capital amazonense.

Fonte: Onda Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *