quinta-feira, junho 20, 2024
Política Local

Pesquisa aponta David Almeida liderando corrida pela Prefeitura de Manaus; Amom aparece em segundo

A pesquisa do Direto ao Ponto Pesquisas sobre a disputa pela prefeitura de Manaus, em parceria com o Portal AM Post, divulgada nesta segunda-feira (08), revela que o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), candidato à reeleição, lidera a corrida eleitoral com 29,1% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania), com 25%, pelo deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), com 12,3% e pelo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado estadual Roberto Cidades (União Brasil), com 10,0% das intenções de voto.

Na sequência, aparecem Wilker Barreto (Mobiliza), com 2,3%; Maria do Carmo Seffair (Novo), com 1,0%, Israel Tuyuka (PDT), com 0,9% e Anne Moura (PT), com 0,7% das intenções de voto.

Os votos brancos e nulos correspondem a 11,1%, e a parcela dos que não sabem ou não responderam é de 7,6%.

Sobre os nomes de Israel Tuyuka e Anne Moura estarem na pesquisa, é importante destacar que o primeiro desistiu de sua candidatura em 4 de abril, durante a pesquisa de campo, e a segunda, não foi possível substituir seu nome pelo de Marcelo Ramos (PT), que anunciou sua pré-candidatura pelo PT no dia 6 de abril, logo após a conclusão da pesquisa.

Cenário Espontâneo

No cenário de pesquisa espontânea, David Almeida lidera com 12,3%, seguido por Amom Mandel, com 8,9%, Capitão Alberto Neto, com 2,2%, e Roberto Cidade, com 1,8%.

Wilker Barreto e Maria do Carmo Seffair aparecem, ambos, com 0,1%.

Os demais nomes somam 2,3%. Brancos e nulos somam 3,3%.

Aqueles que afirmam ainda não saber em quem votar ou não responderam representam 69,2% dos eleitores de Manaus.

Rejeição

Entre os pré-candidatos, Wilker Barreto e David Almeida são os mais rejeitados. Ao todo, 33% dos entrevistados afirmaram conhecê-lo e que não votariam em Wilker Barreto de jeito nenhum. Já 32,3% dos eleitores também disseram que não votariam em David Almeida de jeito nenhum.

Capitão Alberto Neto e Roberto Cidade aparecem ambos com 22,7% de rejeição, enquanto Amom Mandel tem uma rejeição de 13,9%.

Potencial de voto

David Almeida conta com 35,5% daqueles que votariam nele com certeza e 26,0% que poderiam votar. Apenas 5,8% afirmam não conhecer ou conhecer pouco David.

Amom Mandel tem 32,7% dos entrevistados que votariam nele com certeza e 19,6% que poderiam votar. 33,3% afirmam não conhecer ou conhecer pouco Amom.

Capitão Alberto Neto tem 21,5% dos entrevistados que votariam nele com certeza e 22,3% que poderiam votar. 33,1% afirmam não conhecer ou conhecer pouco Alberto Neto.

Roberto Cidade conta com 14,7% daqueles que votariam nele com certeza e 26,6% que poderiam votar. 35,6% afirmam não conhecer ou conhecer pouco Roberto Cidade.

Wilker Barreto tem 4,8% dos entrevistados que votariam nele com certeza e 16,3% que poderiam votar. 45,5% afirmam não conhecer ou conhecer pouco Wilker.

Dados da Pesquisa

O Direto ao Ponto Pesquisas ouviu, presencialmente mil eleitores em Manaus, nas seis zonas eleitorais, entre os dias 1 e 5 de abril.

A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95,5%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o Nº AM-01614/2024.

O Direto ao Ponto Pesquisas foi a contratante e executora do estudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *