quinta-feira, junho 20, 2024
Política Local

Pesquisa do IPEN mostra Amom na frente de David na disputa pela Prefeitura de Manaus

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) voltou a ficar na frente de David Almeida (Avante) na disputa pela Prefeitura de Manaus. De acordo com estudo publicado pelo Instituto de Pesquisas do Norte (IPEN) nesta quarta-feira (10), o deputado federal tem 28,2% das intenções de votos e o atual prefeito soma 24,7% no cenário estimulado, quando os nomes dos postulantes são apresentados aos eleitores.

Na sequência aparecem Arthur Neto (sem partido) – que sabidamente não será candidato – com 6,7%; Coronel Menezes (PP) – que é postulante a uma cadeira na Câmara Municipal de Manaus (CMM) – que soma 5,6%. O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil) e o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), aparecem logo após com 5,6% e 5,3%, respectivamente.

José Ricardo (PT), Ricardo Nicolau (Solidariedade) e Israel Tuyuka (PDT), que também já informaram que não disputam a Prefeitura também figuram no levantamento.

Crescimento

Na pesquisa do IPEN em setembro do ano passado, David Almeida apareceu com 21,4% das intenções de votos contra 9,8% de Amom. Ou seja, em sete meses, o atual mandatário cresceu 3,3% enquanto que o parlamentar federal subiu 18,4 pontos.

Espontânea

Já na pesquisa espontânea, quando o eleitor é perguntando em quem irá votar sem que o entrevistador apresente os nomes, David Almeida lidera com 13,6% contra 10,1% de Amom.

Chama atenção nessa aferição o número de indecisos: 64,5% dos entrevistados disseram que ainda não sabem em quem votar no pleito de outubro.

A pesquisa

A pesquisa do IPEN ouviu mil eleitores entre os dias 25 de março a 3 de abril de forma presencial e em pontos de fluxo da capital. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número AM-01476/2024.

Veja a pesquisa:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *