quarta-feira, junho 12, 2024
Política Local

Pré-candidatos a prefeito se enfrentam em primeiro debate nesta sexta-feira

O primeiro debate entre pré-candidatos a prefeito de Manaus está marcado esta sexta-feira (12), às 18h. O evento está sendo promovido pela jornalista Cynthia Blik e será realizado no auditória da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas (OAB-AM), no bairro Adrianópolis.

O debate terá transmissão ao vivo pelo Instagram @cynthiablink, pelo YouTube do portal Diário da Capital e pela rádio Mix Manaus, na 100.7.

Além de ser um evento pioneiro, por reunir os pré-candidatos para um debate, o ineditismo também está na plateia formada por advogados, jornalistas e universitários.

O debate é resultado de uma iniciativa da jornalista Cynthia Blink, que se dedica, há mais de 10 anos, à cobertura política do Amazonas nas redes sociais. Nessa jornada, a ideia foi bem vista pelo presidente da OAB-AM, o advogado Jean Cleuter, que cedeu o espaço em que o evento será realizado.

Regras e formato

Na segunda-feira (8), a organização do evento realizou uma reunião com os representantes dos pré-candidatos para aprovarem as regras do debate. A programação inicial prevê perguntas de jornalistas, da audiência online e, por fim, o enfrentamento direto entre os pré-candidatos.

É possível adiantar também que o debate será mediado pela idealizadora Cynthia Blink, e contará com uma mesa examinadora que avaliará os pedidos de resposta. Nesse papel de aprovar ou reprovar os pedidos, estão os jornalistas e professores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Ivânia Vieira, Mirna Feitoza e Allan Rodrigues, juntamente com os advogados Fued Neto, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-AM, e Jerry Dias, que também é membro da comissão.

Pré-candidatos confirmados

Até agora, quatro dos sete pré-candidatos convidados confirmaram presença: deputado federal Capitão Alberto Neto (PL); deputado federal Amom Mandel (CDD/PSDB); Maria do Carmo Seffair (Novo) e deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza). Além deles foi chamado o prefeito David Almeida (Avante), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cidade (União Brasil), ambos não responderam a solicitação até o momento. Houve convite também para as federações do PSOL/Rede e PT/PCdoB/PV, que estão em um impasse sobre qual pré-candidato irá representá-los.

Fonte: Dia a Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *