domingo, junho 16, 2024
Política Local

Projeto propõe desconto de 10% na compra de livros para estudantes do Amazonas

No Amazonas, estudantes da rede pública e privada poderão ter direito a desconto de 10% na compra de livros didáticos, paradidáticos e/ou de cunho cultural em livrarias, sebos e editoras localizadas no Estado. É o que propõe o projeto de lei nº 139/2024, de autoria do deputado Dr. George Lins (União Brasil), em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Conforme o autor do projeto, a medida visa estimular a leitura, promover a formação acadêmica e cultural, além de combater as desigualdades nos índices de leitura entre o Brasil e outros países.

“Esta iniciativa é uma forma de incentivar a leitura e proporcionar condições mais igualitárias de acesso aos livros. Sabemos que o Brasil tem aproximadamente 25 milhões de consumidores de livros, no entanto, possuímos um baixo índice de leitura entre os jovens”, destacou o parlamentar.

Conforme o projeto, o benefício poderá ser concedido aos estudantes regularmente matriculados em estabelecimentos estaduais de ensino fundamental, médio e superior no Amazonas.

Para usufruir do desconto, o estudante deverá apresentar a Carteira de Identificação Estudantil emitida pela União Nacional dos Estudantes (UNE) ou pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Consumo de livros

Dados do levantamento Panorama do Consumo de Livros, da Nielsen BookData em parceria com a Câmara Brasileira do Livro, divulgados em 2023, apontam que cerca de 84% da população brasileira acima de 18 anos não comprou nenhum livro nos últimos 12 meses.

O estudo aponta que 60% dessas pessoas consideram o hábito da leitura importante, mas se sentem desmotivadas para comprar livros. Os principais fatores citados são preço, ausência de loja e falta de tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *