quarta-feira, junho 12, 2024
Política Nacional

Mais de 80% dos casos de dengue do mundo estão no Brasil

O Brasil concentra a maioria esmagadora dos casos de dengue no mundo em 2024. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 82% dos casos do mundo estão no Brasil. 

Segundo a OMS, até o dia 27, foram identificados 7,67 milhões de casos suspeitos da doença e 3,57 milhões de casos confirmados. Destes, 6,3 milhões de suspeitas e 3,04 milhões de confirmações ocorreram no Brasil.

A OMS destaca que 77,3% das 3.680 mortes globais por dengue e 82,3% dos 16.242 casos graves ocorreram no Brasil. A entidade alerta para o fato de que muitos países precisam de mecanismos de diagnóstico e registro, subestimando o impacto real da doença no mundo.

Dados do Ministério da Saúde, comandado pela socióloga Nísia Trindade, mostram que há 5,4 milhões de casos prováveis de dengue no país até agora; 3.254 pessoas morreram em decorrência da dengue neste ano e 2.786 mortes estão sob investigação.

Nos últimos cinco anos, houve um aumento significativo nos casos de dengue, especialmente nas Américas, onde os casos superaram os 7 milhões até abril de 2024, ultrapassando os 4,6 milhões registrados em 2023. Esse aumento é três vezes maior do que no mesmo período do ano passado, acelerando o problema de saúde.

A OMS enfatiza a necessidade de “uma vigilância robusta da dengue em tempo real” e de “intervenções eficazes de controle de vetores”. As ações de controle devem focar áreas com risco de contato humano-vetor, como residências, escolas e hospitais. A vacinação é recomendada como parte de uma estratégia integrada de controle, com destaque para a vacina TAK-003, indicada para crianças de 6 a 16 anos em áreas de alta disseminação.

Fonte: Revista Oeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *