quinta-feira, junho 20, 2024
Política Nacional

Pesquisa aponta que 61% dos brasileiros são contra o aborto

O percentual de pessoas contrárias à liberação do aborto no Brasil atingiu o índice de 61% em janeiro deste ano. O número é de uma pesquisa do instituto PoderData divulgada neste sábado (3) e realizada entre os dias 27 e 29 de janeiro. O valor oscilou dois pontos percentuais para cima desde maio de 2022, quando foi feita o último levantamento sobre o tema.

Entre as pessoas que se manifestam favoráveis ao procedimento, o índice é de 24% e permanece inalterado desde janeiro de 2022. Na primeira vez em que o PoderData realizou a pesquisa, em janeiro de 2021, o percentual era de 31%. Entre os que responderam que não sabem, o índice ficou em 15%, dois pontos percentuais a menos que em maio de 2022.

Na divisão dos números por faixas demográficas, o levantamento identificou que a taxa de pessoas que são contra a liberação do aborto é maior entre os homens (64%) e entre idosos de 60 anos ou mais (66%). Por região, os maiores índices foram registrados no Sul e no Nordeste, ambas com 64%.

Já no âmbito político, o índice foi de maioria contrária ao aborto, tanto entre os que apoiam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto entre aqueles que o desaprovam. Entre os apoiadores do petista, os índices foram de 55% contra o procedimento e 33% a favor. No recorte entre opositores do governo, por sua vez, somente 16% foram a favor do aborto, enquanto 68% disseram ser contra.

De acordo com o PoderData, os dados foram coletados de 27 a 29 de janeiro de 2024, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2,5 mil entrevistas em 229 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *