quarta-feira, junho 12, 2024
Política LocalSem mimimi

‘Cadê o dinheiro, Lula?’ Indagam vereadores

Os vereadores Capitão Carpê (Republicanos) e Raiff Matos (DC), utilizaram a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM) nessa terça-feira (21), para cobrar o envio de recursos do Governo Federal para a Prefeitura fazer intervenções nas mais de mil áreas de risco da capital.
Segundo os parlamentares, o prefeito, David Almeida (Avante), foi à Brasília na semana passada e ouviu a promessa de Lula (PT) da destinação de R$ 208 milhões, no entanto, até agora, apenas pouco mais de R$ 900 mil foram caíram na conta do município.

Cutucada
Carpê, inclusive, aproveitou para cutucar o chefe do Executivo Municipal pelo fato dele ter chamado o petista de “estadista”.
“O prefeito chamou o Lula de estadista e ele sequer mandou o dinheiro para Manaus. É preciso que o David avalie a ficha corrida de quem ele elogia”, disse.

Outras prioridades
Já Raiff destacou que o Governo Federal tem dinheiro, mas a prioridade é outra e não ajudar pessoas em situação de risco.
“Tem dinheiro! Mas parece que a prioridade desse governo é favorecer seus parceiros em outros países. Presidente Lula, onde está o dinheiro que você prometeu para Manaus?”, questionou o vereador.

Debate ideológico
Os discursos de Carpê e Raiff comprovam que a atual legislatura pode ser considera a mais ideológica da história recente da CMM.
É possível, por exemplo, observar a preferência política de parte dos vereadores em seus pronunciamentos e publicações nas redes sociais, algo que em anos anteriores era mais difícil.

Pragmáticos
É fato que ainda há uma parcela significativa dos vereadores que se pautam pelo pragmatismo. Ou seja, atuam mais como “resolvedores” dos problemas da população junto à Prefeitura do que defensores de ideias.

Medidores aéreos
Falando em CMM, nesta quarta-feira (22), a Casa Legislativa votará o Projeto de Lei (PL) nº 375/2022, que proíbe a instalação de medidores aéreos de energia na cidade.
A informação foi repassada pelo presidente Caio André (PSC).
O PL teve parecer favorável da Comissão de Economia e Finanças na segunda-feira (20), e agora retorna para a apreciação dos parlamentares.

Título inglório
Relatório do Ranking do Saneamento 2023, formulado pelo Instituto Trata Brasil, mostra que Manaus está entre as 20 piores cidades no ranking de saneamento básico no País.
O levantamento avaliou os 100 maiores municípios do Brasil de 2012 a 2021.

Últimas posições
Desde o início das avalições, a capital amazonense figura nas últimas posições. O pior ano, no entanto, foi 2017, quando ficou no 98º lugar.
Ódio do bem
Ainda falando em Lula, o presidente Lula, que foi eleito com o discurso do “amor contra o ódio”, provou mais uma vez que está do lado sombrio da história.
Um trecho de uma entrevista concedida ao site Brasil 247, vazou e nela o petista revela seu sentimento sobre Sergio Moro.

F*** o Moro
Lula disse que quando estava preso em Curitiba, tinha uma ideia fixa e a declarava quando recebia visitas formais de procuradores e delegados na cadeia. Segundo ele, em todas as visitas as autoridades lhe perguntavam se estava bem e a resposta era a mesma:
“Só vai ficar bem quando eu foder esse Moro”.

Já era
Lula soltou seu rancor e pediu que o jornalista cortasse essa parte. Só se esqueceu que a entrevista era ao vivo.

Sigilo
O Governo Federal impôs sigilo aos nomes de visitantes recebidos pelo presidente Lula no Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência. O sigilo já vigora desde 1º janeiro de 2023, mesmo dia em que Lula tomou posse e derrubou confidencialidades do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O Alvorada é frequentemente utilizada para o presidente receber visitas, em um local mais reservado do que o Palácio do Planalto.

Segurança
Questionado pelo colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles, o governo justificou que a imposição do sigilo é por “questão de segurança”, citando o artigo 24 da Lei nº 12.527/2011.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *