Cidade com maior e Amom com menor tempo de propaganda em rádio e TV
O horário eleitoral gratuito, aquele que de gratuito não tem nada, afinal nós, os pagadores de impostos o bancamos começa na próxima sexta-feira (30), em todo o território nacional.
Em Manaus, Roberto Cidade (União Brasil) é o postulante a prefeito que terá o maior tempo: 14 minutos e 24 segundos e 30 inserções diárias ao longo da programação.
Amom Mandel (Cidadania) é o que terá o menor tempo: dois minutos e 10 segundos e apenas cinco inserções.
Reunião
As informações foram repassadas na última sexta-feira (23), pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), em reunião que contou com a presença de representantes das coligações e a imprensa.
Petista
O segundo maior tempo ficou com Marcelo Ramos (PT), que terá nove minutos e 39 segundos além de 20 inserções diárias para apresentar suas propostas.
Bolsonarista
Na sequência, aparece o bolsonarista Capitão Alberto Neto (PL), que terá oito minutos e dez segundos e 15 inserções.
Prefeito
Já o atual prefeito, David Almeida (Avante), terá o quarto maior tempo, com sete minutos e 35 segundos, e 14 inserções.
De fora
Os candidatos Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Vasconcelos (PSTU) não terão direito a tempo de propaganda em rádio e TV pelo fato de suas siglas não terem representatividade no Congresso Nacional
Cálculo
O cálculo de tempo de cada candidato e feito com base no arco de aliança construído por ele. Cada partido tem um tempo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir da quantidade de membros no Congresso Nacional.
Maior número
Como Cidade tem sete siglas em seu arco de aliança, ficou com o maior tempo.
Sorteio
Amom Mandel será o primeiro a aparecer no horário eleitoral, seguido por Roberto Cidade, Marcelo Ramos, Capitão Alberto Neto e David Almeida. A ordem foi definida por sorteio realizado durante a definição dos tempos.
Alteração
A sequência será alterada ao longo dos 35 dias de propaganda eleitoral que começa na sexta vai até 3 de outubro.
Tempo
O tempo total será dividido entre 60% para os candidatos a prefeito e 40% para os candidatos a vereadores. As emissoras de rádio e televisão devem reservar 70 minutos diários para a propaganda eleitoral gratuita, com inserções de 30 e 60 segundos distribuídas ao longo do dia.
Debate
Falando em candidatos a prefeito de Manaus, eles se enfrentam nesta segunda-feira (26), no debate promovido pela TV Norte Amazonas, a partir das 10h15.
Falta?
A expectativa é para a participação do prefeito David Almeida, que foi ausência no primeiro encontro promovido no último dia 8 de agosto pela TV Band Amazonas.
Censura, não
A recente decisão da Justiça Eleitoral de São Paulo de suspender as redes sociais do candidato Pablo Marçal (PRTB) gerou uma onda de reações contrárias entre figuras políticas de destaque, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) além de Marina Helena (Novo) e Ricardo Nunes (MDB), ambos concorrentes de Marçal à Prefeitura de São Paulo.
Ação
A ação foi movida pelo partido da deputada Tabata Amaral (PSB-SP), que acusa Marçal de utilizar sua rede social de forma irregular na campanha eleitoral para a Prefeitura de São Paulo. Os políticos criticaram a medida como um atentado à liberdade de expressão.