quarta-feira, junho 12, 2024
Política LocalSem mimimi

CPI da Semcom: fruto da inabilidade de David Almeida

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Semcom deve ser instalada nesta semana, já que o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Caio André (Podemos), dará, nesta segunda-feira (1º), a 14ª assinatura ao requerimento de autoria do vereador William Alemão (Cidadania) que pede o início da investigação.

A CPI, em que pese seja um instrumento legítimo do parlamento, nesse caso, é fruto única e exclusivamente da inabilidade do prefeito David Almeida (Avante) no trato com os vereadores.
E claro, será usada pela oposição como forma de “desidratar” a imagem do chefe do executivo em ano eleitoral.

Vídeo
A Comissão resulta de um vídeo revelado pelo site Metrópoles, onde supostamente uma servidora da Secretaria Municipal de Comunicação entrega uma sacola de dinheiro a um funcionário do portal de notícia “O Abutre” dentro do órgão.

Relembrando
No primeiro ano de mandato, em 2021, David Almeida tinha nada mais nada menos do que 39 dos 41 vereadores em sua base de apoio.

Derrocada
No entanto, ao longo dos anos, foi se afastando dos parlamentares, descumprindo acordos e deixando de atender as demandas dos vereadores.

A resposta
A resposta a esse “desleixo” veio na eleição para presidência da Casa, quando nasceu um grupo independente de vereadores que deu a vitória a Caio André sobre Elan Alencar (DC), que era o candidato apoiado pelo prefeito.

Dificuldade
Desde então, o prefeito tem experimentado o gosto amargo de ter um parlamento opositor e tido dificuldades de aprovar projetos na Casa Legislativa.

Oscilação
David, inclusive, oscila entre o pragmatismo de manter uma boa relação com o legislativo e a raiva de não ser mais o mandachuva na CMM, como no episódio em que os vereadores rejeitaram um pedido de empréstimo e o prefeito os chamou de “inimigos” da cidade.

Caso de polícia
O caso em questão já está sendo investigado pela Polícia e com as provas reveladas até o momento tem tudo para virar uma grande dor de cabeça para a atual gestão.

Combo do caos
Paralelo a isso, a CPI atuará no campo político, buscando novos fatos e sangrando a imagem de David e da gestão. Ou seja, está pronto um verdadeiro combo do caos.

Judas
Falando em David Almeida, ele foi “homenageado” durante a tradicional festividade de Malhação de Judas, realizada no Sábado de Aleluia. No bairro Colônia Santo Antônio, por exemplo, ao invés do boneco do traidor de Jesus, os moradores fizeram um boneco do prefeito.

Críticas
Além de ser “malhado”, David também foi criticado nas redes sociais por usar a noiva, Izabelle Fontenele, como garota propaganda da inauguração do mirante que leva o nome da viúva, Lúcia Almeida.

Pesquisa
Pesquisa de interna de intenção de votos que a SEM MIMIMI teve acesso mostra que David e Amom Mandel (Cidadania) seguem empatados tecnicamente na liderança pelo comando da capital amazonense, mas podem começar a se preocupar com o crescimento tanto de Capitão Alberto Neto (PL) quanto de Roberto Cidade (União Brasil).

Avaliação
O candidato bolsonarista, por exemplo, já ultrapassou os dois dígitos e o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), está perto de alcançar os 10 pontos.

Crescimento
O que mais chama atenção é o crescimento de Alberto e Roberto de outubro para cá. O postulante do PL avançou 10 pontos e Cidade dobrou sua porcentagem de intenção de votos.

Em queda
Já David e Amom, como esperado, tiveram redução de seus números nos últimos meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *