quarta-feira, julho 24, 2024
Sem mimimi

David Almeida, o rejeitado

O atual prefeito e pré-candidato a reeleição, David Almeida (Avante), é o postulante mais rejeitado deste pleito de acordo com as pesquisas eleitorais divulgadas até o momento.

Dos 29 estudos de 15 institutos de pesquisas diferentes publicados de abril de 2023 a junho deste ano, 22 testaram a rejeição dos players e o atual mandatário do município lidera a antipatia do eleitorado em 13.

Em que pese o detentor do mandato normalmente tenha um desgaste natural, o número chama atenção, sobretudo quando analisado minuciosamente os cenários apresentados.

Números

David liderou a rejeição em cinco pesquisas divulgadas no ano passado e em oito neste 2024. Ou seja, está numa crescente negativa no ano da eleição.

Ajudinha

Como a SEM MIMIMI informou em dezembro do ano passado, em 2023, os institutos de pesquisa aliados da atual gestão adotaram a estratégia de colocar o nome de Arthur Neto entre os postulantes, fazendo o ex-prefeito canalizar a rejeição e aliviando, desta forma, a imagem negativa de David.

Índice alto

Mesmo assim, o chefe do executivo municipal chegou a ter 20% de rejeição no estudo divulgado pela EAS Consultoria Estatística em outubro.

Média

Analisando somente 2023, o maior número foi esse da EAS e o menor foi 5,39% na pesquisa da Projeta em abril. Na média, David almeida teve rejeição de 11,74%.

Salto

Em meio a polêmicas com a aprovação do empréstimo de R$ 580 milhões e o desgaste com os vereadores, David viu sua rejeição dar um salto significativo neste ano. Das 11 pesquisas que avaliaram esse quesito em 2024 ele lidera em oito.

Nas alturas

A menor número aferido foi 12,6% na pesquisa do IPEN em abril e o maior foi 43,9% no estudo do Direto ao Ponto em maio. A média de rejeição de David neste ano é, até então, de 25%.

O dobro

Ou seja, do ano passado para cá, a rejeição do atual prefeito mais do que dobrou, saltando de 11,74% para 25%.

Preocupante!

Luto

O vice-prefeito de Novo Airão (distante 194 quilômetros de Manaus) José Nunes Sales, conhecido como Baliza (MDB), morreu aos 75 anos, na madrugada do último sábado (22), em um hospital de Manaus em decorrência de uma leucemia.

Tambaqui

Em entrevista ao programa “Boa Noite, Amazônia”, da Rede Onda Digital e RND TV, o secretário de Pesca e Aquicultura do Estado, Alessandro Cohen, apresentou um número interessante: no Amazonas consume anualmente 51 mil toneladas de tambaqui.

Baixa produção

No entanto, segundo dados da Secretaria, o Amazonas só consegue produzir 21 mil toneladas no ano. Logo, cerca de 30 mil toneladas são adquiridas estados vizinhos como Roraima e Rondônia.

STJD

O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM) Marco Aurélio Choy deve assumir o comando do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em julho. Ele é apontado como favorito na disputa contra Luiz Felipe Bullus por ser apoiado pelo também amazonense Beto Simonetti, que preside a OAB nacional.

Popularidade

Levantamento feito pelo site Conexão Política mostra que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é o segundo líder mundial com mais seguidores no Instagram. O primeiro lugar na lista é ocupado por Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia

Estudo

O estudo analisou 12 líderes de grandes países que estão atualmente no poder ou exerceram o cargo no último mandato.

Ex-presidente dos EUA, Donald Trump, aparece em terceiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *