sexta-feira, outubro 4, 2024
Sem mimimi

David e Cidade se encaminham para o segundo turno

Se nenhum fato extraordinariamente novo acontecer, o segundo turno das eleições em Manaus será entre o atual prefeito, David Almeida (Avante), e o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil).

Pelo menos é isso que mostram 11 pesquisas de institutos diferentes publicadas neste mês de setembro, ou seja, na reta final de campanha e período em que os eleitores começam, de fato, a definir o voto.

Números

Na média desses estudos, David soma 31,1% e Cidade 20,6%. Amom Mandel (Cidadania) que chegou a liderar algumas pesquisas figura na terceira posição com 16,1% seguido de Capitão Alberto Neto (PL) que aparece com uma média de 12,5% das intenções de votos.

Lista

Os institutos que publicaram pesquisas foram: Direto ao Ponto, EAS, Eficaz, Futura, IPEN, Perspectiva, Pontual, Projeta, Quaest, Veritá e Real Time Big Data.

David

Nessas 11 pesquisas, o melhor cenário para David foi aferido pela Quaest. Nesse estudo ele figura com 38%. Já o pior foi 24,6% observado pela Veritá.

Cidade

A melhor porcentagem de Cidade foi vista pela Perspectiva (22,7%) e a pior aferida pelo IPEN (17,6%).

Amom

O deputado federal que chegou a liderar duas pesquisas publicadas no início deste ano teve seu melhor desempenho no estudo da Futura (17,9%) e o pior no Direto ao Ponto (14,5%).

Alberto Neto

Rodeado de expectativa por conta do apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Alberto Neto teve como melhor desempenho os 20,2% analisado pela Veritá. O instituto, inclusive, foi o único que apresentou o candidato do PL à frente de Amom.

Já o pior cenário para o deputado federal foi os 11,1% observador pela Perspectiva.

Força da máquina

Proprietário do Direto ao Ponto, o jornalista e cientista político Igor Castro, destacou à SEM MIMMI que o poder da máquina, os recursos do Fundo Eleitoral e a propaganda em rádio e TV têm feito a diferença para as candidaturas de David e Cidade.

Vai recorrer

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (União Brasil), afirmou que a procuradoria da Casa irá recorrer da decisão do desembargador Flávio Pascarelli, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que suspendeu os trabalhos das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) da Semcom e dos Contratos.

Induzido ao erro

Em discurso na tribuna, Caio afirmou que o Judiciário “foi levado ao engano”, já que, ao contrário do que alegou o vereador Eduardo Assis (Avante) na ação protocolada no Tribunal, a CMM cumpriu todos os requisitos estabelecidos na lei e no regimento interno no momento de fazer a distribuição dos membros dos dois colegiados.

Gratidão

Em um ato nitidamente de gratidão pela blindagem feita ao prefeito, a filha, o genro e um sobrinho de David Almeida participaram de um comício de Eduardo Assis – autor da ação que suspendeu a CPI – no bairro Alvorada na noite de segunda-feira (23).

Reforço

Durante o evento, Fernanda Aryel Almeida, filha de David, pediu apoio do público, exclamando: “Eu quero pedir, que no dia 6 de outubro vocês nos ajudem a eleger esse homem como vereador mais votado da cidade de Manaus”.

Decisão

A Justiça Federal do Amazonas determinou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprove imediatamente a proposta da Âmbar Energia para assumir o controle da Amazonas Energia. A Âmbar faz parte do grupo J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista.

Cala-se

O presidente Lula (PT) participou, nesta terça-feira (24), da mesa de debate “Defesa da Democracia, Combatendo os Extremismos”, que ocorre na esteira da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Durante sua fala, o petista afirmou que a “liberdade de expressão é um direito fundamental e um dos pilares centrais de uma democracia sadia, mas não é absoluta”.

Regulamentação

Lula disse que a liberdade de expressão “encontra seus limites na proteção dos direitos e liberdades de outros, e da própria ordem política”, e defendeu a regulamentação das redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *