quarta-feira, junho 12, 2024
Política LocalSem mimimi

Direita desunida, de novo!

Assim como em 2020, quando a direita local teve quatro candidatos à Prefeitura de Manaus, o pleito municipal do ano que vem novamente deve evidenciar um racha no movimento local.
Isso porque tanto o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) e o ex-candidato ao Senado, Coronel Menezes (PL), querem disputar o comando do Executivo Municipal contra David Almeida (Avante).

Prova dos 9
A prova dessa desunião foi dada nos últimos dias, quando Menezes afirmou em entrevista à Rede Onda Digital que será candidato a prefeito e movimentos de direita, por outro lado, afirmaram em reportagens a sites locais que querem Alberto Neto como postulante ao cargo.

Unidos, não amigos
A verdade é que Menezes e Alberto Neto se aturam, mas não se gostam. Estiveram juntos no ano passado pelo bem maior (leia-se candidatura de Jair Bolsonaro), mas nunca foram aliados de fato.

Simpatia
O deputado federal, por exemplo, tem boa relação com David Almeida e chegou em alguns momentos a participar de eventos da Prefeitura.

Rivalidade
Já Menezes é adversário de primeira ordem do prefeito e sempre que pode faz críticas à administração municipal.
Chegou a afirmar, por exemplo, que o apoio de David a Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2022 foi de “fachada”.

Comando
No último sábado, ambos foram contemplados com cargos de diretoria no Partido Liberal. Em evento realizado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Alberto Neto foi empossado como presidente do diretório municipal da sigla.

Vice
Já Menezes assumiu a vice-presidência estadual do PL, que é comandado por Alfredo Nascimento.
A deputada estadual Débora Menezes, filha do militar do Exército, assumiu o PL Mulher.

Discurso de união
Ambos discursaram e falaram em união da direita, em não cometer o mesmo erro de 2020. O próprio presidente da sigla ressaltou a tal união.

Decisão
Falando em Alfredo Nascimento, será o ex-prefeito de Manaus e ex-senador o responsável por bater o martelo de quem será o candidato da sigla à Prefeitura de Manaus.
No evento, Alfredo apenas afirmou que o PL terá candidatura própria, sem se inclinar para nenhum.

Critério
Segundo Nascimento, o político que tiver mais condições de vencer o pleito será o escolhido.
Alberto Neto tem em seu favor a boa relação com o governador Wilson Lima (União Brasil) e as vitórias nas eleições de 2018 e 2022.
Pesa em favor de Menezes a expressiva votação na disputa para o Senado no ano passado, quando teve mais de 530 mil votos em Manaus.

Mil prefeitos
Mesmo morando nos EUA, o ex-presidente Jair Bolsonaro segue de olho nas movimentações políticas do Brasil. Em conversa com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o ex-mandatário da nação falou que o objetivo é que o Partido Liberal eleja mil prefeitos em 2024.
A conversa foi durante um evento do PL no Rio de Janeiro, que contou com a presença de Valdemar Costa Neto, “manda chuva” do partido.

Articulação
Quem também está de olho na Prefeitura de Manaus é o deputado federal Amom Mandel (Cidadania). Além de continuar fazendo críticas a David Almeida, o parlamentar tem feito o “dever de casa” e articulado com políticos locais.
No último sábado (18), deu um jantar em sua casa para vereadores de Manaus.

Mudança
Falando em vereadores, o ouvidor da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Capitão Carpê (Republicanos), prestigiou o evento do PL e mesmo tentado se esquivar, deu a entender que deve estar de mudança para o Partido Liberal, já de olho na reeleição ano que vem.

Amizade
Carpê é amigo e colega de farda de Alberto Neto e foi eleito em 2020 justamente ao lado do deputado federal, que na ocasião foi candidato a prefeito.

Reconhecimento
A empresa Criae Consultoria em Comunicação recebeu no último sábado (18) uma homenagem da Federação de Jiu-Jitsu do Amazonas (FJJAM) por promover, desde a sua criação, ações de apoio e incentivo ao esporte no Amazonas.
A homenagem foi realizada na Arena Amadeu Teixeira durante o Campeonato Amazonense de Jiu-jítsu, competição mais antiga do Brasil em sua modalidade.

Placa
Orlando Coimbra, sócio fundador da Criae recebeu das mãos do presidente da Federação, Elvys Damasceno, uma placa em agradecimento ao apoio e incentivo da Criae aos eventos de esporte no Amazonas, especial ao Jiu-jitsu.
“Nossa intenção é sempre colaborar com o incentivo ao esporte para descobrimos talentos, valorizar e afastar nossas crianças e jovens das drogas, é uma alegria nossa empresa Criae ser parceira do Esporte no Amazonas” disse Orlando Coimbra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *