domingo, junho 16, 2024
Sem mimimi

Eleitorado evangélico: David Almeida perde apoio da Igreja Universal e Restauração

Representando mais da metade dos eleitores de Manaus (cerca de 55% no pleito de 2022), os evangélicos são uma parcela da população altamente cortejada pelos postulantes a prefeito da capital amazonense.

E nessa “guerra santa” travada entre os pré-candidatos em busca do apoio das igrejas, o atual chefe do executivo, David Almeida (Avante), perdeu a “bênção” de duas importantes denominações religiosas: a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e o Ministério Internacional da Restauração (MIR).

Divisão

A IURD, que comanda o partido Republicanos, foi da base aliada do prefeito na Câmara Municipal de Manaus (CMM) até final de 2022, mas desde a eleição de Caio André (União Brasil) para a presidência da Casa adotou uma postura oposicionista.

Com Cidade

E neste período de pré-campanha já sinalizou apoio ao presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil).

Dois representantes

Ou seja, tanto Márcio Tavares quanto João Carlos – ambos pastores da Universal e vereadores de Manaus – irão marchar com Cidade.

Mudança

Já o MIR, que tem o vereador Marcel Alexandre como representante político, decidiu tomar posição ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro, tanto que o parlamentar trocou o Avante pelo Partido Liberal.

Com Capitão

Desta forma, a denominação religiosa terá o deputado federal Capitão Alberto Neto como candidato à Prefeitura, já que ele é o escolhido do ex-mandatário da nação.

Filiação

Inclusive, o líder maior do MIR, o apóstolo Renê Terra Nova, assinou ficha de filiação ao PL juntamente com Marcel Alexandre.

Com David

Mesmo com essas duas baixas, o atual prefeito segue tendo o apoio da maioria das igrejas.

Assembleias

Seguem com David a Assembleia de Deus – que tem como representantes Mitoso (MDB), Joelson Silva (Avante) e Roberto Sabino (Republicanos), esse último não poderá pedir votos para David –, a Assembleia de Deus Madureira – que tem o líder do prefeito, Eduardo Alfaia (Avante) – e Igreja de Deus Pentecostal do Brasil (IDPB), de Wallace Oliveira (DC).

Adventista

Além das três denominações, David tem apoio de grande parte dos adventistas, igreja da qual faz parte. Vale destacar que a entidade não se envolva oficialmente em política.

Liderança

Ainda falando em CMM, o vereador Capitão Carpê, recém-filiado ao PL, assumiu nesta terça-feira (9), a liderança do partido na Casa Legislativa.

Indicado

O parlamentar foi indicado pelo presidente estadual da sigla, Alfredo Nascimento, e teve o nome referendado por Capitão Alberto Neto.

Contas aprovadas

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), teve suas contas, referentes ao exercício de 2022, aprovadas por unanimidade pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), em julgamento que aconteceu nesta terça-feira (9). Todos os membros do tribunal seguiram o voto do relator, o conselheiro Mário de Mello.

Prevenção…

Nesta quarta-feira (10), o Diretor de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Erick Moura, acompanhado pelo Capitão dos Portos da Marinha no Amazonas, André Carvalhaes, além de membros da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) farão um sobrevoo de reconhecimento, liderado pelo Grupo Chibatão, na região do Tabocal e Enseada do Madeira, duramente afetadas pela seca do ano passado, causando prejuízos econômicos para o comércio e indústria.

… seca

A medida é uma resposta antecipada em uma resposta antecipada aos graves prejuízos causados pela histórica seca dos rios amazônicos em 2023, o foco será a implementação de medidas preventivas de dragagem na região. Estimasse que esse ano, em função da seca, cerca de 90 mil contêineres deixem de chegar à capital, prejudicando o desempenho do comercio e da Zona Franca de Manaus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *