quarta-feira, julho 24, 2024
Sem mimimi

Em busca do vice ideal

A menos de dois meses das convenções partidárias – período em que as candidaturas são oficialmente homologadas – as articulações em busca do vice nas chapas para prefeito de Manaus têm se intensificado nos bastidores.

E o momento, inevitavelmente, gera uma série de especulações tanto na mídia quanto nos próprios partidos.

O fato é que os principais postulantes já têm em mente os nomes ideias para a composição e os possíveis escolhidos já articulam para serem confirmados.

Bola de segurança

Pré-candidato a reeleição, o prefeito David Almeida (Avante) quer um vice de confiança, já que, deseja se reeleger e ser candidato a governador do Amazonas em 2026. Para isso, terá que deixar a chefia do município para o vice a partir de abril.

Alvos

As preferências de David são Renato Júnior e Shádia Fraxe, ambos do Avante. Tanto que eles deixaram o comando da Secretaria de Infraestrutura (Seminf) e Saúde (Semsa), respectivamente, no último dia 6 de junho, prazo máximo para desincompatibilização de quem quer concorrer como vice.

Composição

No entanto, os bastidores apontam que os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) – aliados atuais de David – já sinalizaram o desejo de indicar o vice.

Especulação

Tanto que o nome do deputado federal Sidney Leite (PSD) foi fortemente especulado na semana passada. No entanto o parlamentar negou o desejo e lembrou que seu domicílio eleitoral é Maués, o que o impede de ser candidato em Manaus.

Mulher

O vice do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) também já é alvo de grandes especulações. O pré-candidato revelou em entrevista ao programa “Boa Noite, Amazônia”, da Rede Onda Digital, o desejo de ter uma mulher como parceira de chapa, mas o limitado arco de aliança que possui pode atrapalhar seus planos.

Ex-magistrada

A ex-juíza Eunice Torres do Nascimento é uma das especuladas. Segundo fontes da SEM MIMIMI, ela, inclusive, já foi apresentada por Amom a alguns aliados como pré-candidata a vice.

Opção

Além da magistrada, o ex-deputado estadual Ricardo Nicolau, que se filiou recentemente ao PSDB, também é apontado como opção para compor a chapa com o jovem político.

Alinhamento

Já os vices de Roberto Cidade (União Brasil) e Capitão Alberto Neto (PL), ainda são uma incógnita por um motivo simples: há a expectativa de ambas as partes para uma união das chapas. Ou seja, um pode ser vice do outro ou indicar esse nome.

Novidades

Inclusive corre solta a informação de que essa semana deve ter novidades sobre esse assunto. Vamos ficar de olho.

Dificuldade

Pré-candidato a chefe do executivo municipal pelo PT, Marcelo Ramos, antes de pensar no vice ainda encontra resistência do PC do B – sigla federada com os petistas -. Isso porque os comunistas não abrem mão do ex-deputado Eron Bezerra com pré-candidato da federação.

Negativo

Além disso, a possibilidade de uma união da esquerda parece cada vez mais difícil. A postulante do Psol, Natália Demes, afirmou recentemente que não pretende se unir com o petista porque ele não representa os valores da esquerda.

Puro-sangue

Maria do Carmo Seffair (Novo) e Wilker Barreto (Mobiliza) não devem ter partidos aliados e por isso terão uma chapa puro-sangue. Nesse cenário, os nomes serão meros figurantes.

Em baixa

A desaprovação ao governo do presidente Lula ( PT) registrou o índice de 47% em pesquisa CNN/Atlas divulgada no sábado (15). A marca iguala o pior resultado desde o início da gestão do petista, registrado em novembro de 2023.

Entrevistas

O instituto Atlas Intel ouviu 3.601 pessoas entre os dias 7 e 11 de junho. A margem de erro é de um ponto percentual e o índice de confiança é de 95%.

Dono da bola

Na propaganda partidária veiculada no final de semana, o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, afirmou que caberá a Jair Bolsonaro escolher quem vai disputar a presidência pela sigla em 2026. De acordo com o dirigente, a sigla “deve isso” ao ex-presidente.

Inelegível Bolsonaro permanece inelegível devido a uma condenação do Tribunal Superior Eleitoral, mas Costa Neto afirma que o ex-chefe do Executivo é a primeira escolha do partido para disputar a Presidência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *