quinta-feira, julho 18, 2024
Sem mimimi

Esquecimento ou recado?

Nessa quarta-feira, dia 26 de junho, o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), completou 48 anos de idade.

Por ser a maior liderança política do estado, o chefe do executivo foi celebrado pela classe em postagens nas redes sociais.

E um esquecimento chamou atenção: o do deputado federal e pré-candidato a prefeito de Manaus, Capitão Alberto Neto (PL).

Ou teria sido um recado?

Grupo

Alberto Neto e Wilson Lima até então fazem parte do mesmo grupo político, por mais que o governador tenha o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), como seu pré-candidato oficial.

Chateação

A “deselegância” de Alberto Neto, obviamente, não passou despercebida nos bastidores da política local. E há quem afirme que o esquecimento tenha sido uma sinalização de chateação pela insistência do grupo de Cidade pela desistência do bolsonarista.

Conjectura

Outra conjectura é que o deputado federal já teria batido o martelo pela manutenção da pré-candidatura e esteja decidido a rejeitar, pelo menos por ora, um alinhamento político com o governador.

Má digestão

Fontes ligadas ao PL afirmam que Alberto não digeriu bem os últimos movimentos pró-Cidade de Wilson e chegou, inclusive, a dizer que a rejeição em Manaus do governador pode atrapalhar seus planos.

Vídeo

Falando em Alberto Neto, havia a expectativa que ele postasse um vídeo com Jair Bolsonaro (PL) na noite dessa quarta-feira (26). No entanto, a publicação não aconteceu, mas deve se confirmar nos próximos dias.

Parabenização

Até o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que está declaradamente afastado de Wilson publicou parabenização ao governador nas redes sociais.

Aceno

Ao contrário de Alberto Neto, o mandatário do município, inclusive, fez aceno a Wilson durante a inauguração de uma feira no bairro do Alvorada ao agradecer os recursos enviados pelo Governo do Estado para a execução da obra.

Crescimento

O Produto Interno Bruto (PIB) do Amazonas registrou um crescimento real de 1,9% no 1º trimestre de 2024, após descontada a inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Valor

O valor total do PIB para o período foi de R$ 40,3 milhões, apresentando um crescimento nominal de 5,9% em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), nessa quarta-feira (26)

Voo direto

A Tap Air Portugal informou que retomará a partir de novembro a operação de voos de Manaus a Lisboa, capital portuguesa. A operação contará com três voos semanais, com escala em Belém, que acontecerão às segundas, quartas e sextas-feiras.

Maconha liberada

O Supremo Tribunal Federal (STF) fixou em 40 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas da cannabis sativa a quantidade para diferenciar um usuário do traficante da droga. Assim, se uma pessoa portar ou cultivar até esse limite, e não houver qualquer indício de tráfico, ela não poderá ser presa nem responderá a procedimento penal.

Apreensão

Apesar disso, os ministros decidiram que, como o porte da maconha continua sendo ilícito, a droga será apreendida pela polícia, mesmo que para consumo pessoal e dentro do limite estabelecido para usuários.

Na balança?

A pergunta que fica é: os policias vão andar com balança para pesar a quantidade maconha que a pessoa está portando?  

Contagem

Um baseado de maconha pesa de 0,3 grama a 1 grama, ou seja, 40 gramas produz de 40 a 133 cigarros.

Rombo

As finanças do Governo Federal amargaram um déficit primário de R$ 60,98 bilhões em maio deste ano, segundo dados divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional nessa quarta-feira (26).

Explicando

O rombo primário ocorre quando a arrecadação de impostos e outras receitas não consegue cobrir os gastos do governo, excluindo os juros da dívida pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *