Mala, Pakito, Stallone, Zé Gotinha… é cada nome de candidato
A eleição municipal deste ano em Manaus tem 826 candidatos a vereador, segundo a plataforma Divulcandcontas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Entre os que disputam uma das 41 cadeiras no parlamento há políticos conhecidos, vereadores que buscam a reeleição, ex-vereadores, ex-deputados e também um monte de gente com nome esquisito.
A SEM MIMIMI selecionou os candidatos com nomes mais estranhos deste pleito.
Toalha Podre
Ex-integrante da equipe do apresentador Sikêra Júnior, o Toalha Podre é candidato pelo União Brasil, sigla de Roberto Cidade. Com mais de 200 mil seguidores nas redes sociais, ele aposta na força da campanha digital para obter êxito.
Fofinho
Jornalista e também com passagens no programa de Sikêra, Raphael Tavares está usando na campanha o nome de “Fofinho do Povo”. Ele é candidato pelo partido Agir, que faz parte do arco de aliança do prefeito David Almeida (Avante).
Com David
E a base aliada de David é a que mais tem candidatos com nomes estranhos. Por lá está o Mala (MDB), a Neguinha do Petrópoles (DC) – escrito com a letra e mesmo -, o Paquito do Distrito (Agir), o Zé Gotinha da Floresta (Avante) e o Lero Lero (DC).
Amom
No grupo de Amom Mandel (Cidadania) tem o Ministro, que é da mesma sigla do prefeiturável, e a Meri a Diarista, filiada ao PRTB.
Força
Também na coligação do deputado federal está o Stallone, que não é o Silvestre, mas assim como o ator norte-americano chama atenção pelos músculos avantajados.
Petista
Pelo Partido dos Trabalhadores disputa uma vaga na CMM o Negão de Manaus, que pelo menos na foto que usará na urna não aparenta ser tão negão assim.
Sem graça
Ao contrário de pleitos anteriores, neste ano não tem nenhum candidato com nome de palhaço. Aí realmente não tem nem graça.
Amém
Mais postulante que usam no nome seu cargo eclesiástico tem bastante. São seis pastores candidatos, quatro bispas – todas mulheres e dois missionários.
Selva
O que tem bastante também são candidatos ligados às forças de segurança. São 10 sargentos, cinco coronéis, três capitães, três tenentes, um tenente-coronel, um major e um policial.
Educação
Mas maior representatividade é a educação. São 41 professores e professoras candidatos a vereador neste pleito. Daria para fazer uma Câmara Municipal inteira só com integrantes dessa classe.