quarta-feira, junho 12, 2024
Política LocalSem mimimi

O discurso do herói humilde

No lançamento de sua pré-candidatura à reeleição, na noite dessa segunda-feira (3), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), deu o tom de qual deve ser a narrativa usada durante o processo eleitoral: o famoso discurso do herói. Nesse caso, com boas pitadas de humildade.
Em cerca de 30 minutos, o mandatário do município destacou a infância humilde, lembrou que começou na política entregando santinhos, que venceu a primeira eleição desempregado e que chegou ao topo, porque perseverou em meio à adversidade.
Tudo isso, em uma estrutura montada em sua “casa política” no Morro da Liberdade, onde prometeu, inclusive continuar sendo um prefeito da periferia.

Confissão
Falando em casa, David, pela primeira vez, confessou publicamente que não mora mais no bairro da zona Sul de Manaus. O prefeito, como se sabe, reside na Ponta Negra.

Perseguido
É nítido que ele foi instruído a adotar um discurso mais ameno. A ideia claramente é passar a imagem de um político do baixo clero, que é perseguido e que segue avançado contra tudo e todos.

Outro caminho
Foi dessa forma que se portou quando indagado sobre sua relação com Wilson Lima (União Brasil). David ressaltou que eles tinham um compromisso, mas que o governador decidiu ter uma candidatura própria, dando a entender que foi renegado.

Deus?
No entanto, o prefeito em determinado momento se esqueceu da humildade e chegou a se comparar com Deus, ao pedir que os seus apoiadores sejam como Moisés para lembrar o povo de que viviam em opressão no Egito (em alusão a gestões passadas) e agora têm melhor educação, saúde e infraestrutura.

Esvaziado
Além da “ratada”, chamou atenção no evento o palanque esvaziado. Estiveram por lá no máximo 10 vereadores, nenhum senador, deputado federal e apenas dois deputados estaduais: Daniel Almeida – irmão de David – e Abdala Fraxe, ambos do Avante.

Ausentes
As principais ausências foram de Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD), que atualmente são os grandes aliados da gestão municipal.

PDF
Em que pese o discurso da humildade muitas vezes seja eficaz no processo eleitoral, a realidade se impõe à narrativa. No mesmo horário em que o evento era realizado no Morro da Liberdade, viralizou em grupos de WhatsApp um PDF com o título: “Família Almeida – do Morro ao Olímpo”.

Riqueza
O documento mostra que familiares e pessoas próximas ao prefeito enriqueceram nos últimos anos, se tornando empresários de sucesso, sobretudo nos ramos de transporte e combustível.

Honraria
A cunhã-poranga do Boi Garantido e ex-BBB, Isabelle Nogueira, foi agraciada nessa segunda-feira (3) com a Medalha Ruy Araújo, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Sem imposto
O Dia Livre de Impostos, campanha da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), ocorrerá na próxima sexta-feira (6) em Manaus. Na ocasião, empresas vão oferecer descontos de até 70% em produtos e serviços na intenção de conscientizar a população sobre o impacto da carga tributária no Brasil.

Nova direção
A ministra Cármen Lúcia assumiu a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite dessa segunda-feira (3). Em seu primeiro discurso como presidente, ela criticou o ódio disseminado nas redes sociais e se comprometeu a combater a “mentira digital”.
Esta é a segunda vez que a magistrada comandará a Corte eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *