sexta-feira, outubro 4, 2024
Sem mimimi

O efeito Pablo Marçal

A SEM MIMIMI não pretende falar sobre a eleição de São Paulo, por mais que ela seja importante para o Brasil.

Mas de fato, o pleito paulista, sobretudo, o candidato do PRTB, Pablo Marçal, tem chamado a atenção de todo o País. Afinal, em um partido nanico e sem apoio político o empresário e ex-coach já figura entre os cotados para ir ao segundo turno e sair vitorioso nas urnas.

E o efeito Marçal tem reverberado em vários cantos da nação e chegou, inclusive, em Manaus.

Prova dos 9

Prova disso foi dada durante o debate entre os prefeituráveis realizado pela TV Norte Amazonas nessa segunda-feira (26). Com exceção de Roberto Cidade (União Brasil), Marcelo Ramos (PT) e Gilberto Vasconcelos (PSTU), os demais foram preparados com frases de efeito e discursos afiados no intuito de lacrar e garantir cortes para posts nas redes socias.

Mestre

Essa tem sido exatamente a estratégia do candidato paulista, já que, é um mestre na arte de gerar conteúdos digitais. E tem dado tão certo que Marçal cresceu impressionantes 7 pontos em um mês, segundo o Datafolha e já aparece à frente do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) nas intenções de votos.

Laranja

Na versão “baré” da lacração, Amom Mandel foi quem mais se esforçou. Se em São Paulo Marçal usou uma carteira de trabalho para aperrear Guilherme Boulos (Psol), aqui o deputado federal levou uma laranja para afrontar Wilker Barreto (Mobiliza).

Insinuação

A ideia era insinuar que Wilker é um aliado de Cidade no pleito. No entanto, a proposta não foi efetiva, já que, pouca gente entendeu a ideia.

Correção

Em outro momento, o candidato do Cidadania corrigiu Roberto Cidade que, com problema de dicção, não consegue pronunciar corretamente a palavra problema e sempre “engole” a letra r.

Treta

No entanto, o momento mais quente do debate foi quando o jovem político foi chamado de esquerdista por Capitão Alberto Neto (PL), que lembrou que Amom tem gabinete compartilhado com parlamentares progressistas e 75% de seus votos na Câmara Federal são alinhados com o Governo Lula.

Melancia

Ao retrucar, Mandel disse que Alberto é um “direita melancia”, uma vez que apoia o candidato do PT em Parintins – se referindo a Mateus Assayag (PSD) – e lembrou que o bolsonarista já foi aliado e financiado pelo senador Omar Aziz (PSD), homem de confiança de Lula (PT) no Amazonas.

Sem temor

Por mais que tentem, os candidatos de Manaus dificilmente irão conseguir obter o êxito de Marçal. Além de ser um pleito bem diferente, em cidades diferentes, os postulantes locais não têm a mesma disposição e falta de temor do empresário.

Pesquisa

Falando em eleição municipal, o Instituto Quaest publicou uma pesquisa nessa segunda-feira (26) que mostra a possibilidade mudança no cenário visto até o momento.

Disparou

O estudo aponta uma disparada de David Almeida, que aparece com 37%, 20 pontos a mais que Amom que soma 17% e tem Cidade na sua cola com 15%.

Alberto Neto vem um pouco atrás com 12%.

Passou

No cenário espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são revelados ao eleitor, Cidade já aparece na frente de Amom com 8% contra 6% do deputado federal.

Horário de votação

Em função da diferença do horário oficial de Brasília, 11 municípios do Amazonas vão ter horário de votação diferenciado e iniciarão às 6h e encerrarão às 16h.

Lista

Os municípios com horário diferenciado são: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Tabatinga, São Paulo de Olivença e Jutaí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *