sexta-feira, outubro 4, 2024
Sem mimimi

O preço da inabilidade

Em um ato inédito na história recente da política amazonense, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) instaurou, nessa quarta-feira (18), duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) em meio ao período eleitoral.

Faltando 17 dias para o pleito, o prefeito David Almeida (Avante), que até outro dia se autointitulava o “Rei do Jogo”, está no olho do furacão e certamente preocupado com sua imagem nessa reta final de campanha.

Isso porque os parlamentares irão investigar o caso da sacola de dinheiro dentro das dependências da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) e os pagamentos feitos por empresas prestadoras de serviços da Prefeitura à noiva e à sogra do mandatário do município, além de contratos sem licitação com o primo do genro.

Ruína

Em que pese esse tipo de investigação seja um ato legitimo do parlamento, nesse caso, é fruto da inabilidade do prefeito que menosprezou os parlamentares e viu sua base aliada ruir do início do ano passado para cá.

Maioria

Vale lembrar que até o final de 2022, David Almeida tinha 39 dos 41 vereadores de Manaus sob seu comando. À época apenas Rodrigo Guedes (PP) e o hoje deputado federal Amom Mandel (Cidadania) eram de oposição.

Soberba

No entanto, a soberba no trato com os parlamentares, as várias promessas não cumpridas e, sobretudo, a dificuldade na resposta a demandas feitas às secretarias municipais, estremeceu a relação com boa parte dos vereadores.

Estopim

O estopim, no entanto, foi quando o prefeito sinalizou apoiar uma tentativa de mudança na Lei Orgânica do Município e Regimento Interno da Casa no intuito de reeleger Davi Reis, filho do secretário de Limpeza Pública e braço direito do prefeito, como presidente da Câmara.

G20

Já insatisfeitos, parte dos parlamentares se uniu e formou o “G20”, que culminou elegendo Caio André (União Brasil) como presidente para o biênio 2023-2024.

Na Bíblia

Oriundo do parlamento, David Almeida se esqueceu de como lidar com esses políticos, se julgou e ainda se julga superior a eles e tem vivenciado o que diz a Bíblia em Provérbios 16:18. “A soberba precede a ruína”.

Oposição no comando

Para completar o “combo do caos” do prefeito, o colégio de líderes definiu os nomes dos integrantes das duas CPIs e em ambas há maioria de opositores de David.

Presidência

Inclusive a presidência e relatoria tanto da CPI da Semcom quanto da CPI da Cruzeta estão com opositores.

Semcom

A CPI da Semcom será presidida por William Alemão (Cidadania) e terá a relatoria de Capitão Carpê (PL) além de Diego Afonso (União Brasil) como membro titular. Raulzinho (MDB) e Fransuá (PSD), ambos aliados de David, também compõem o colegiado.

Cruzeta

Já a CPI da Cruzeta tem Lissandro Breval (PP) como presidente e Rodrigo Guedes (PP) como relator. Os demais membros titulares são Mitoso (MDB) e Eduardo Alfaia (Avante), que defendem os interesses do prefeito, e Daniel Vasconcelos (Republicanos), que é de oposição.

Resposta

Em resposta a esse movimento, os aliados de David Almeida protocolaram e já têm as 14 assinaturas necessárias para abrir uma CPI para investigar os gastos da gestão de Caio André à frente da CMM.

Desespero

Fontes consultadas pela Coluna SEM MIMIMI afirmam que a CPI contra o presidente da Casa não passa de uma reação desesperada da base de David Almeida.

Contra-ataque

O próprio prefeito demonstrou que sentiu tudo isso. Em entrevista a um portal de notícias local, David afirmou que irá expor seus opositores assim como tem sido exposto.

Vitória

O ex-vereador Thomé Neto (PP) deve ser eleito prefeito de Autazes (distante 113 quilômetros de Manaus) no próximo dia 6 de outubro. É isso que aponta uma pesquisa realizada pelo Direto ao Ponto e divulgada nesta quarta-feira (18).

Números

No estudo, o filho do ex-mandatário, Thomé Filho, aparece com 49,8% das intenções de votos contra 40,8% de Wanderlan Sampaio (União Brasil). Luiz Castro (PL) somou apenas 2,5%.

Pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 6 de setembro e entrevistou 420 eleitores de forma presencial. Tem margem de erro de 4,8% para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%. O estudo foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número AM-08643/2024.

Selic

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) aumentou em 0,25% a taxa básica de juros da economia (Selic), que agora está em 10,75% ao ano.

A decisão pelo aumento foi unânime.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *