quarta-feira, julho 24, 2024
Sem mimimi

Peças em movimento

A narrativa de que nas últimas semanas de junho os movimentos políticos arrefecem por conta do Festival Folclórico de Parintins, ao que parece, não se confirmará neste ano.

Fontes da SEM MIMIMI junto ao Palácio do Governo e da Prefeitura apontam para a probabilidade de grandes mudanças no cenário pré-eleitoral nos próximos dias.

Alianças podem ser desfeitas e desistências também não são descartadas.

União

A possibilidade mais aventada nos bastidores é a união das pré-candidaturas do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) e do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil).

Grupo

A informação é que as conversas estão em curso e ambos têm o aval do grupo do governador Wilson Lima (União Brasil) para “se abraçarem”.

Quem?

A questão é que nem Alberto e nem Roberto querem desistir, ao passo que igualmente almejam que a união se concretize.

Possibilidade

Já para os lados da Prefeitura, o burburinho é de que o MDB do senador Eduardo Braga e o PSD de Omar Aziz podem migrar para a chapa do PT, liderada por Marcelo Ramos.

Alinhados

As duas siglas até então fazem parte do arco de aliança do prefeito David Almeida (Avante), que inclusive abrigou alguns de seus aliados nas legendas.

Chateação

No entanto, a insistência de David em ter uma chapa puro-sangue teria sido o motivo da chateação dos parlamentares. Além disso, o alinhamento com o presidente Lula – maior incentivador da candidatura de Ramos – também pode pesar.

Modernidade

Falando em Marcelo Ramos, o pré-candidato criou um novo conceito para o Partido dos Trabalhadores. Em resposta a um seguidor nas redes sociais, ele afirmou que ingressou no PT porque a sigla está se tornando uma esquerda moderna, que se rende ao capitalismo liberal, mas atua fortemente para promover justiça social.

Jogatina

Em uma votação apertada, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (19) a legalização de jogos de azar, como cassino, bingo e jogo do bicho no Brasil. Foram 14 votos favoráveis e 12 contrários. 

Divergência

Os senadores amazonenses Plínio Valério (PSDB) e Omar Aziz (PSD) tiveram votos divergentes. O tucano foi contrário e o lulista favorável.

Aprovado

A CCJ também aprovou nesta quarta-feira (19), por unanimidade, a indicação do ministro amazonense Mauro Luiz Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para o cargo de corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) até 2026.

“Juízes virtuais”

Durante a sabatina na CCJ, Campbell cobrou a presença dos magistrados nas comarcas onde estão lotados. Ele criticou a conduta dos chamados “juízes virtuais”.

Na bronca

“É inadmissível que eles busquem se converter em juízes metaversos, em juízes virtuais, abandonando as suas comunidades, entregando-as a um computador, a um celular, a uma relação absolutamente distante daquilo que é a realidade”, disse.

Na pauta

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para a esta quinta-feira (20) a retomada do julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas. Em março deste ano, a análise do caso foi interrompida por um pedido de vista feito pelo ministro Dias Toffoli. Antes da interrupção, o julgamento contava com placar de 5 votos a 3 para a descriminalização somente do porte de maconha para uso pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *