domingo, junho 16, 2024
Política LocalSem mimimi

Peças se posicionam e tabuleiro da política manauara já vislumbra 2024

Faltando um ano e meio para as eleições municipais, os principais postulantes ao cargo atualmente ocupado por David Almeida (Avante) já estão se posicionando e o cenário político para o pleito está cada dia mais desenhado.
Além do atual chefe do Executivo, um nome da direita, outro da esquerda, o ex-deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) e possivelmente o “abençoado” pelo governador Wilson Lima (União Brasil), figuram na lista de candidatos à Prefeitura de Manaus.

Direita
Pela direita, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) e o ex-superintendente da Suframa, Coronel Menezes (PL), devem fazer uma disputa interna para saber quem será o indicado do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Capital bolsonarista
Falando em Bolsonaro, Manaus é, de acordo com os números de 2018 para cá, uma das capitais mais bolsonaristas do País, com mais de 60% do eleitorado identificado com o espectro político da direita.

Novidade
Do lado oposto, a esquerda também tentará protagonismo na disputa e o ex-deputado estadual Eron Bezerra (PC do B), saiu na frente e em entrevista ao programa Boa Noite, Amazônia, da rádio Onda Digital, afirmou que é pré-candidato da federação formada pelo seu partido do PT e PV à Prefeitura.

Persistência
Como fez nas duas últimas eleições, o ex-deputado estadual Ricardo Nicolau, deve persistir na disputa por um cargo no executivo.
Ele foi candidato a prefeito em 2020 e governador no ano passado.

Possibilidade
Outra possibilidade é que Wilson Lima tenha seu candidato à Prefeitura de Manaus.
O chefe do Executivo Estadual já foi bem próximo de David Almeida, mas, segundo fontes, atualmente está distante do prefeito.

Nomes
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade, a deputada estadual Joana Darc e o deputado federal Saullo Vianna, todos do União Brasil, são os nomes especulados para uma possível candidatura com as “bênçãos” do Governo do Estado.

O cara
A verdade é que de todos os nomes, aquele que conseguir o apoio de Wilson tende a ter maiores chances de vitória, já que o governador se tornou o “cara”, já que conquistou a simpatia do eleitorado do interior, também avançou na capital e dispõe da máquina para auxiliar a candidatura do seu aliado.

Zoeira
Falando em Prefeitura, políticos de oposição a David Almeida aproveitaram o Dia da Mentira, no último dia 1º de abril, para zoar o prefeito.

IPTU
O vereador Rodrigo Guedes (Podemos) fez uma montagem com uma suposta notícia da redução de tributos e gastos polêmicos da Prefeitura: “Neste 1º de abril, David Almeida reduz IPTU, taxa de esgoto e verba de comunicação”.

Fiscalização
Já Capitão Carpê (Republicanos) também montou uma matéria que diz: “David Almeida elogia Capitão Carpê por trabalho de fiscalização em Manaus: ‘até eu votaria nele’”.

Páscoa milionária
Estudo feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus) apontou que a Páscoa deve movimentar mais de R$ 60 milhões no comércio local.

Em alerta
O novo arcabouço fiscal anunciado na semana passada pelo Governo Federal acendeu o sinal de alerta sobre a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Despesa
A proposta do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), trata como despesa os incentivos fiscais concedidos pelo governo, justamente o diferencial do modelo de desenvolvimento local.
O petista, inclusive, fez críticas a esses incentivos.

Carga tributária
Em entrevista ao jornal Estado de São Paulo nesse domingo (2), o ex-presidente do Banco Central, Affonso Celso Pastore, que o novo arcabouço fiscal levará a uma “alta brutal da carga tributária” no País.
“Nós vamos ter de aumentar a carga tributária e a pergunta que fica para, talvez, o ministro responder é quem ele vai escolher para subir a carga. Essa equação só fecha com aumento brutal de carga tributária”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *